A Google é esnobe




Outro dia fui surpreendido pela pérola de que a Google fabricava os seus próprios servidores. Eu estranhei o fato. Apesar de saber que eles criam seus próprios sistemas operacionais, mas fabricar o próprio hardware é estranho e completamente fora do escopo da missão da Google.

Talvez não tanto. A missão é organizar a informação do mundo e fazê-la útil e acessível de maneira universal. Para atingir este fantástico objetivo a infra-estrutura de servidores e rede fazem parte fundamental e por isto pode se justificar a produção própria de servidores.

A notícia não é nova. Em 2006 o NY Times fez um artigo a respeito. O principal motivo para a Google montar seus próprios servidores é o custo operacional. Servidores vão eventualmente morrer. Motivos são diversos, mas possivelmente alguma parte está quebrada então é necessário substituir esta parte de maneira prática, facil e rápida. Além disto o custo para substituir um servidor destes deve ser baixo.

Pensando nisto, a Google criou o Google File System que mantém cópias de arquivos em diversos servidores, então no caso de um falhar, nada é perdido.

Pode parecer que os servidores da Google são um monte de desktops chingling que custam menos do que o frete da China para os EUA, mas não. Os processadores em 2006 eram Opteron. Segundo a reportagem a Google era o um dos 5 maiores clientes da AMD.

No ano passado além de fabricar seus próprios servidores, a Google passou a construir seus próprios switches de rede. E não é qualquer switch. São switches de 10Gigabit em rede ethernet.

A única coisa que falta a Google fazer é construir seus próprios funcionários. Eles devem estar distantes de atingir este objetivo, mas se a pesquisa com células tronco estivesse liberada nos EUA, certamente a Google investiria pesadamente nisto, né? ;-) NOT!

Só para ilustrar por que servidores precisam ser baratos: Segundo artigo de 2007 da própria Google. A estimativa de servidores espalhados pelos diversos DataCenters é de 450.000!

Ah sim, a foto do começo do artigo é o rack de servidores em 1999. Para entender melhor como funciona a plataforma da Google, recomendo a leitura do artigo na wikipedia.

Outra que acabei esquecendo. Fabricar seus próprios servidores por achar que não existe opção no mercado que atenda bem suas próprias necessidades pode parecer esnobe, mas quando as contas apontam que esta é a melhor opção, não tem como se importar com o rótulo preconceituoso. ;-)




Artigo Anterior
Próximo Artigo

Leia Também


Deixe um comentário

1 Comentário

  1. Google People | underGoogle - Tudo sobre Google!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>