Como cortar o chip GSM para o iPhone 4




Em setembro de 2010 estive em São Paulo para participar de um evento da HP. Depois de quase um mês esperando pelo iPhone, já não tinha mais esperança de que alguma loja me ligaria. Fui em 3 e larguei meu nome por lá para ser avisado quando chegasse. Cheguei até a acionar um suporte VIP que alguns clientes VIVO tem direito (e eu não tenho, mas pedi um favor para algumas pessoas) e nem mesmo eles conseguiram um iPhone 4 32GB pra mim. Pelo menos me ligaram e me perguntaram se eu não queria um de 16GB, pois este eles tinham em estoque. Me informaram também que na segunda quinzena de outubro novo lote chegaria às lojas.

Eu falei que fui à São Paulo, não falei? Então, quando eles me ligam para avisar que o telefone chegou? No dia que eu estava em São Paulo. Maldito Murphy, safado, sem mãe. Desespero total e ansiedade descomunal para voltar ao Rio e pegar meu objeto de consumo tão desejado. Depois de um dia cheio, não consegui passar na loja para pegar o aparelho.

No dia seguinte acordei e fui direto à loja para pegar o aparelho. Atendimento foi ótimo, mas a loja não tinha os microSIM. Resultado? Sai da loja sem o aparelho estar funcionando. Com a promessa de que me ligaria quando o chip chegasse, fui para casa determinado em tosar meu chip.

Assim que cheguei, armei minhas pesquisas e apontei para o Google e em poucos minutos estava com um link e um tutorial de como cortar um chip SIM para virar microSIM.

O video acima mostra como efetuar a tarefa e como eu tinha um chip da Oi (desabilitado) resolvi testar com ele. Depois de algumas cortadas vi que não adiantava utilizar um estilete e peguei uma tesoura e fui cortando a partir do gabarito que peguei aqui. ë só clicar em uma das bandeiras e baixar o PDF e imprimir sem redimensionar para caber na folha que você for imprimir. Isto é muito importante.

Depois de desenhar sobre o chip notei que o que importa mesmo é a tentativa e erro para fazer o chip tosado caber no buraco. Depois de alguns ajustes e cortes com a tesoura, finalmente sucesso. Chip inserido, telefone funcionando e com a tosa, economizei 10 reais, custo do novo chip. Como também sai da loja sem o chip, me deram um desconto no iPhone 4 de 10 reais. Nada mais justo.

Se você não quiser se arriscar em cortar o chip (SIMcard) do seu telefone atual, então você pode optar por usar um cortador de chip. Ele é pequeno, prático e não custa muito caro. Claro que é muito mais barato ir na operadora e pedir para trocar o chip.

O cortador de chip no Mercado Livre tem preços variados. Você encontra entre 30 e 60 reais. Ele parece um grampeador, mas ao invés de juntar páginas com um grampo, ele recorta o SIMCard normal em formato menor, que é chamado de microSIM. O seu funcionamento é simples e rápido. Assusta um pouco na hora de fazer o corte, pois é necessário alguma força e o barulho dá medo. Parece que você está quebrando algo. Na DealExtreme existem opções mais baratas, mas demoram muito mais para chegar. Confira aqui.

Fique atento na hora de comprar o seu cortador, pois os bons modelos acompanham adaptadores para colocar o microSIM novamente em telefones que tem o chip grande. Caso não venha, não se preocupe. A tática que eu bolei é usar o resto do chip cortado com ajuda de uma fita adesiva. Funciona bem, mas não é o recomendado, já que a fita adesiva com o tempo perde sua aderencia.

Compre o seu cortador de chip para iPhone e iPad aqui.

Veja abaixo um video mostrando o cortador em funcionamento.




Leia Também


Deixe um comentário

18 Comentários

  1. sandro tomazele

     /  29/10/2010

    é melhor cortar com faca de mesa, preferencialmente nova e bem afiada. Use-a como uma serra. Sem erro, cortei 2 e ficaram perfeitos!

    Responder
  2. Vinicius

     /  30/10/2010

    o meu veio com um chip, mas a cartão q nem tive o trabalho de ativar, tirei o chip do 3GS, usei o chip q veio com ele como molde e cortei com um alicate de corte… sem erro, economizei 10 reais tb hahahahah

    Responder
  3. Bruno

     /  04/11/2010

    Estranho, gastam um alto valor na compra de um iPhone e se preocupam tanto em economizar R$ 10,00… afff…

    Responder
    • Eu não estava muito preocupado com este custo não. Como a loja não tinha o chip e eu queria utilizar logo o aparelho, resolvi cortar meu chip e no final, economizei 10 reais. A economia foi consequência e não causa para cortar o chip. Entendeu?

      Responder
  4. Marcelo Alves

     /  16/02/2011

    Eu fiz mais fácil. Deixei o chip dentro de um copo d’agua.

    Responder
  5. Marcelo Alves

     /  16/02/2011

    Ele molhou, então encolheu. :))

    Responder
  6. Meuu, muito bom mesmo, serviu direitinho, andei sp capital inteira atras do chip, nao axei, cheguei e vi o tutorial, muito bom mesmo!
    obrigadooooo

    Responder
  7. Marcelo Alves

     /  17/04/2011

    Na TIM do Shopping Interlagos tem mini SD

    Responder
  8. ju

     /  29/06/2011

    eu cortei, e o meu nao deu certo! fiquei sem meu chip e sem meu numero! foda!

    Responder
  9. Claudio

     /  09/07/2011

    Em Fortaleza estao cobrando R$ 50,00 para recortar o chip. Descarados de uma figa. VALEU pela dica.

    Responder
  10. Fernanda Pereira

     /  04/12/2012

    O meu ficou menor do que deveria, cortei errado :(
    Mas mesmo assim funcionou! Deu super certo! Valeu mesmo!!!

    Responder
  11. Elaine

     /  17/12/2012

    o meu nao deu certo não sei pq? cortei certo pelo menos eu acho que sim rs

    Responder
  12. Amanda

     /  22/12/2012

    eu cliquei no link para obter a foolha com o formato das medidas e não consegui acessar. estou com dificuldades de achar o chip aqui RJ..só estão querendo vender plano pós pago. sendo que o consumidor tem direito de obter pré pago. isso é um obsurdo! estou com meu aparelho em casa sem uso por 4 dias!

    Responder
  13. Feliphe

     /  24/04/2013

    Alguem tem as medidas exatas do micro-sim, to querendo corta o meu!

    Responder
  14. Jéssica

     /  04/06/2013

    O meu deu certo *u*
    obrigada

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>