Como fazer uma steadycam caseira




Compare preçossteadycam.

Ultimamente tenho me interessado mais em realizar gravações em vídeo. Não tenho mais uma filmadora, mas a câmera digital é capaz de gravar vídeos e até mesmo o smartphone é capaz de fazer vídeos de ótima qualidade. A cada novo lançamento, cada vez mais as câmeras e smartphones vão incorporando recursos primordiais. Um destes que eu acho que deveria existir em qualquer hardware é o de estabilização de imagem.

É possível minimizar a trepidação de qualquer vídeo em programas de edição como o iMovie, mas fazer na hora da gravação é muito mais interessante. Uma maneira de melhorar ainda mais uma gravação e minimizar as trepidações típicas que geramos é usar uma steadycam. 

Toda produtora de cinema tem alguns equipamentos para usar com suas caras câmeras profissionais e nós, meros mortais, que gravamos aqueles vídeos toscos não achamos certo gastar mais neste suporte de câmera do que na câmera em si. Existem algumas opções baratas no mercado, mas aqui no Brasil, são difíceis de encontrar e por conta do custo de importação são bem caros. E que tal se você fizer um você mesmo?

Existem vários tutoriais na internet mostrando os mais variados tipos de steadycam que consiste apenas em mover o centro de gravidade para fora da câmera e ainda gerar certa inércia com pesos em lugares estratégicos. Deve-se levar em consideração que uma solução não necessariamente vai atender uma câmera de 1 kg e um smartphone. 

Depois de fazer várias pesquisas encontrei um caboclo no YouTube que tem a melhor solução disponível, mas não é a mais simples de fazer.O nome dele no YouTube é WSCLATER e ele montou uma página completa com todos os detalhes para você seguir.

Outro tutorial mais fácil de seguir e bastante popular é o Silver Flyer que utiliza itens comuns que você consegue encontrar numa loja de ferragens. Veja o vídeo abaixo que mostra uma demonstração do aparato em uso e depois a sua montagem, junto com a lista de materiais que são bem simples de serem encontrados nos EUA. 

Sobre o Autor 

Sou empreendedor, apaixonado por tecnologia, formado em Engenharia de Computação, Analista de Sistemas de cargo e Analista de Tecnologia de prática. Não satisfeito com isto tudo, sou programador em PHP/WordPress nos finais de semana, fotógrafo amador e um curioso em geral. Blogueiro nas horas vagas (dia de 36 horas) quanto o assunto é tecnologia e carros.

    Em outros lugars :
  • facebook
  • flickr
  • googleplus
  • twitter
  • youtube



Leia Também


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>