Como passar conteúdo do computador pra TV?




Hoje eu vi a luz. Durante vários meses venho pensando em como resolver o problema no consumo de conteúdo que está no computador. Apple TV, Google TV, Mac Mini com algum media server como Plex, Boxee ou o próprio FrontRow foram algumas das soluções que pensei. Ah sim, sempre tem um esperto que me recomenda comprar um PS3, mas por algum motivo torto, não me agrada ter um PS3, afinal, não vou jogar nele mesmo…

A inspiração me veio assim como o Gregory House descobre o problema do seu paciênte, consegui finalmente vislumbrar uma solução onde não preciso adquirir ou dedicar um equipamento para consumir conteúdo do computador. Os novos televisores estão vindo hoje em dia, pelo menos com uma porta ethernet e no melhor dos casos com WIFI, onde podemos acessar a internet diretamente do televisor, ou melhor, consumir conteúdo da internet diretamente no televisor.

DLNA é a sopa de letrinhas que parece resolver meu problema. Através do DLNA, posso oferecer conteúdo para o televisor por meio da rede sem fio. Será que é a melhor opção? Será que vai me atender? Será que funciona conforme eu espero? Vou descobrir quanto testar. Porém para testar algumas coisas são necessárias.

Pra começar é altamente desejado que o televisor suporte WIFI 802.11n, coisa que o acessório que a Sony vende sob o nome de UWABR100 já faz. Segundo é entender que o DLNA no televisor é apenas um cliente. Por fim, tive que refazer meus pensamentos por que eu vi o DLNA como uma solução exclusiva para ser utilizada entre um smartphone e o televisor. Na verdade posso utilizar qualquer dispositivo que tenha um DLNA server como fonte de conteúdo audiovisual na solução.

Existem alguns programas para smartphones que permite transformá-los em DLNA Servers, mas e no computador? Fiz uma pesquisa e vi a história de alguém que queria usar seu PS3 como um DLNA Client e o Mac como DLNA Server. Ele recomendou o MediaLink. Porém por algum motivo estranho, tive a impressão de que a solução é voltada exclusivamente para o PS3, então nem me dei o trabalho de ler a página do produto com o devido cuidado.

Parti então para a pesquisa de um DLNA Server de verdade e encontrei uma página com vários produtos (entre grátis e pagos) e sua disponibilidade nas 3 principais plataformas (Windows, OS X e Linux) e também suas capacidades de oferecer Video, Audio, Fotos e transcodificar conteúdo.

Experimentei um que não estava na lista e fiquei impressionado com a facilidade para utilizar. Coloquei um cliente de DLNA no iPhone e sem precisar configurar nada, consegui acessar o servidor, ainda que não fosse possível visualizar o conteúdo por que o formato não era suportado pelo iPhone. Não sei por quê.

Pelo que vi no Mac achar um DLNA Server grátis pode ser uma tarefa complicada, já que alguns parecem gostar mais de programa em JAVA, linguagem que eu não aprecio. No Windows a tarefa é mais fácil, porém o importante é ter em mente que o programa que for utilizar seja capaz de servir fotos, vídeos, audio e realizar transcodificação do conteúdo.




Leia Também


Deixe um comentário

2 Comentários

  1. Entendi mas não compreendi.

    Me perdi no desfecho do texto, mas pelo que entendi vc está com uma TV com entrada USB que sera ligado ao adaptador da Sony para receber conteúdos.

    Para teste vc instalou programa Server numa maquina e um Cliente no iPhone que acessou, mas não abriu o conteúdo, ou foi um cliente Server no iPhone e o teste pela TV?

    Achei interessante isso, pois estava pensando em um WD-TV ou adaptadores toscos que vendem no ML.

    Responder
  2. Angelo Soprani Junior

     /  04/11/2010

    Então, é este mesmo o caminho Bernabauer, posso lhe garantir, trabalho com sistemas de informação e isso já está funcionando e bastante, “é bem comun na europa faz um temp), e recomendo que caso queira distribuir o conteudo, existem já no mercado alguns HDs externos com acesso a rede que possuem suporte e já incluem server de DLNA e UPNP. De uma olhada alem de DLNA, o UPNP, um protocolo que tbm faz essa “conversa” legal entre dispositivos. Espero ter ajudado, abraços

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>