Compartilhe seu modem 3G via WiFi




Passeando pelo Barra Shopping coisa de duas semanas atrás eu encontrei um gadget bem bacana na loja da TIM. Um roteador wireless que tem uma grande peculiaridade. Além de funcionar como um Access Point para rede Wifi e ter pelo menos uma entrada ethernet, este gadget também aceita um modem 3G USB. Fantástico.

Estava com uma amiga então me controlei para entrar assim que vi o Huawei D100. Olhei, olhei mais um pouco para a vitrine, mantive meu lado “cool” integro, ignorei as vozes dentro da minha cabeça e fui em direção ao objetivo que era almoçar.

Na volta, perdi todo meu “cool” e virei “nerd” 100%. Entrei na loja apenas para despertar a ira do meu lado “geek”. Não só o vendedor não sabia absolutamente nada do produto, como informou o preço errado, ficou me corrigindo o tempo todo e ainda me entregou papéis sobre planos da TIM que eu não queria e não precisava.

Hoje acabei lembrando do dito e fui pesquisar um pouco. Achei algumas coisas interessantes. Primeiro deixe-me comentar algumas coisas por que o D100 é algo legal.

Eu vejo que tem muita gente querendo trocar o Velox, Virtua, Speedy ou Ajato por banda larga 3G. Eu acho isto a maior besteira do mundo, visto que a banda larga 3G não consegue garantir as mesmas velocidades que a banda larga fixa oferece. Por mais que o atrativo de não precisar pagar um provedor no caso da 3G seja interessante, eu ainda acho que se você não tem a necessidade de usar banda larga fora de casa, a melhor opção ainda é ter os produtos das operadoras de telefonia fixa ou de TV por assinatura.

Então, se você realmente precisa do modem 3G, quando você está em casa, nada mais sensato do que compartilhar sua conexão que já está paga com os demais computadores que você tem em casa, não é? Até eu descobrir o D100 da Huawei, a única opção era comprar equipamentos no exterior ou pelo Mercado Livre, mas agora oficialmente dá para comprar o D100.

O D100 é pequeno, consegue ficar com o modem “integrado” e acho que é aí que as coisas boas acabam. Pelo menos é o que concluí lendo o artigo de um blog inglês. Nos testes que foram feitos, o D100 só conseguia atingir 25% da velocidade que o modem atinge quando ligado diretamente no notebook. Além deste problema de performance, ainda tem o fato chato de ter que usar um transformador para funcionar. Alimentação via USB ou uma bateria, na opinião deles resolveria o caso.

Pensando bem, acho que as críticas que eles fizeram não tem nada a ver. Este tipo de equipamento é para usar em casa e não quando você está na rua. Fora de casa você usa o modem espetado diretamente no notebook, certo?

Abaixo uma avaliação do Infopod em português.




Leia Também


Deixe um comentário

2 Comentários

  1. Há, eu tenho um modem da TIM, e sempre usei compartihando minha conexão com outros computadores por perto. Faço assim:

    – Vou no icone de conexão e nas propriedades/rede digo que vou compartilhar a conexao com a rede sem fio.
    – Ativo a rede sem fio, crio uma rede adhoc, e os outros computadores ja podem se conectar na minha rede sem fio, e terá acesso a internet.
    Pode acontecer de o Windows não distruir IP automaticamente, mas ai é só colocar IP fixo na placa de rede sem fio, da maquina que esta distribuindo e nas demais que estão se conectando, na mesma faixa… e pronto…

    Responder
  2. roberto

     /  03/10/2010

    qdo coloco este roteador e o mini modem 3g 1756 huawei da Vivo eu não consigo achar o sinal 3g, qdo coloco o modem diretamente no notebook minha conexão é uma maravilha, graças a isso comecei a fuçar na configuração do roteador e agora o notebook não consegue mais localizar a rede do roteador. estou quase quebrando ele de tanta raiva falta bem pouquinho pra isso.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>