Dual boot no smartphone com Android




Compare preçosAndroid, smartphone, sistema operacional.

No final da década de 90 eu tinha muito tempo livre. Estava no inicio da faculdade e o computador era quase que o centro da minha vida. Sempre vendo novas configurações, troca de HD, atualização de processador e experimentando novos sistemas operacionais. Windows, Linux e até OS/2 passaram pelos meus computadores.

Ao invés de ter um computador para testes, como qualquer um faria hoje em dia, o que eu fazia era o famoso dual boot. Particionava o HD em duas ou até mesmo 3 partições primárias para dar boot para cada um dos sistemas operacionais. A minha memória mais viva foi o dia em que eu instalei o OS/2 no meu 486DX2-66. Foi bem no dia que explodiu um paiol de armamento da Marinha na ilha do Boqueirão.

Hoje em dia não vejo mais motivo para fazer este tipo de manobra pra ter vários sistemas operacionais. Dual boot certamente é a maneira mais performática de ter dois sistemas operacionais, mas o mais prático é ter algum programa de virtualização como o VMWare, VirtualBox ou Paralells. Pois bem, e o lance do Android que eu coloquei no título?

Para começar você precisa fazer root do seu Android, coisa que eu já não gostei, mas o fato de fazer dual boot num smartphone pra mim já é uma aberração por si só e não seria digno de um artigo no meu blog, mas por algum motivo torto, resolvi escrever, afinal, nenhum usuário normal faria um dual boot de seu smartphone, apenas um louco por tecnologia.

O dual boot funciona assim. Você fica com a imagem dos sistemas operacionais gravados no cartão SD e usa o BootManager, programa que você pode adquirir para o seu smartphone com Android, para alternar entre até 3 ROMs.

Como o BootManager aponta para algumas ROMs no cartão SD o SO não vai rodar tão rápido quanto na memória FLASH do smartphone. E tem mais, nem toda ROM vai funcionar e nem todo smartphone com Android é compatível com a brincadeira. Apenas o Motorola Droid, Droid Incredible, HTC Thunderbolt, HTC Vision, HTC EVO 4G, HTC Inspire 4G, HTC Desire e HTC Desire HD tem suporte oficial.

Via LifeHacker.

Sobre o Autor 

Sou empreendedor, apaixonado por tecnologia, formado em Engenharia de Computação, Analista de Sistemas de cargo e Analista de Tecnologia de prática. Não satisfeito com isto tudo, sou programador em PHP/WordPress nos finais de semana, fotógrafo amador e um curioso em geral. Blogueiro nas horas vagas (dia de 36 horas) quanto o assunto é tecnologia e carros.

    Em outros lugars :
  • facebook
  • flickr
  • googleplus
  • twitter
  • youtube



Leia Também


Deixe um comentário

6 Comentários

  1. Italo Alves

     /  14/07/2012
    E ai de boa?gostei do assunto desse blog, alias sou obssecado por tecnologia. T axei mt nerd por esse feito. Tava proucurando exatament isso, sobre como instalar mais de um SO num Smartfone. Cara eu gostaria de saber se é possivel instalar mais de um sistema operacional no wave y de SO Bada2.0? Fiz essa pergunta no suport da sansung ai o pessoal la falara k nao é possivel pq nao pode alterar os padroes de fabrica do smart, mermo diant diso nao me convenci da resposta. Mas pod ser bm possivel por enquanto, pq o wave é um smart de novo lancamento possuindo poucos recursos comparado ao galax para completar é de SO bada. Se é possivel a tal bincadeira q prog devo utilizar par dar o dual boot no lugar do Manager?e ond poso obter a ISO do Android, ou o windows phone para instalar, ou podendo ser o symbain até? Mas posso corre o risko de danificar meu bada?ou dar outros probs no smart? Vlew.
    Responder
    • Várias perguntas! Italo, você vai ter que pesquisar, mas cá entre nós, o dual boot é uma solução de contorno que não é muito boa. O ideal, para testes é fazer o download de imagens diretamente para o smartphone. Assim há mais espaço para instalar programas e fazer os testes mais tranquilamente.
      Responder
      • Italo Alves

         /  19/07/2012
        bele vou pesquisar melhor, mas o prob é q num incontrei nada sobre o assunto.
        Responder
  2. Italo Alves

     /  21/07/2012
    E ae vlew pelas resposta. Ja incontre pela net a imagem do android mas o problema é o programa para dar o dual boot q so vi ate agora pro android e para baixar-lo pro bada pois no sansung apps nao tm
    Responder
  3. Elania

     /  30/09/2012
    Tenho dual boot no Wave s8500, bada + ICS 4.0.4, gostaria de saber como instalar os aplicativos do android diretamente no cartão de memória.
    Já pesquisei e não achei nada. E infelizmente o ics não tem linguagem português.
    Será que alguém sabe como fazer/
    Obrigada. Abraços.
    Responder
    • Italo Alves

       /  06/10/2012
      Elania, uma boa opção seria vc indagar isso no suporte da Sansung seja online, via e-mail… tenta todos modos pkê para cada resposta pode ser um cara diferente (probabilidade, possibilidade, não que seja) pra responder. Ou também nos fóuns de debates sobre o Android ICS 4.0.4. By
      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>