E o NFC e RFID ganham um botão de liga e desliga




Compare preçosNFC, RFID, tecnologia, pagamentos.

O mundo anda a passos largos na utilização de tecnologias como NFC e RFID, mas aqui no Brasil ainda estamos engatinhando. Isto por um lado é ruim, mas pelo outro é ótimo.

NewImage

Ruim, pois perdemos oportunidades para a industria que poderia esta suprindo a demanda mundial por estes dispositivos eletrônicos que podem ser usados em diversas etapas do processo fabril de impressoras e outras industrias. Mas por outro lado é bom, pois nos salva de gastos de investimentos temporários por conta da imaturidade da tecnologia.

NFC é um tipo de comunicação entre dispositivos em proximidade. Já o RFID funciona um pouco mais de longe, mas não permite comunicação bidirecional, apenas identifica. Entenda o RFID como sendo um código de barras “sem fio” e “invisível”. Já o NFC é um bluetooth para ser usado a centímetros de distância. Lembrando que o bluetooth funciona a distâncias de até 10 metros.

NewImage

Lá fora experimenta-se utilizar o NFC para pagamentos de pequenas quantidades, trocando assim o tedioso processo de passar cartão de débito e digitar senha. Com o NFC basta passar seu cartão. Contudo, este processo pode ser bastante ruim. O preço de equipamentos que são capazes de ler RFID e também estabelecer comunicações via NFC estão cada vez mais baixos e com isto espertos andam experimentando maneiras de roubar informações a partir destas tecnologias.

A evolução mais do que óbvia foi criar o botão de liga e desliga para os cartões que tem o NFC ou RFID como meio de pagamentos. Quem diria que a tecnologia mais presente no mundo é a bosta de um botão de liga e desliga. Aliás, por conta do stand-by, este tipo de botão quase morreu, graças a Deus alguém com massa cefálica no lugar certo resolveu chamar a atenção ao consumo consciente para acabar com o consumo desenfreado de energia.

Veja o vídeo abaixo de como a tecnologia funciona. Nada de botão grande ou coisa parecida.

Sobre o Autor 

Sou empreendedor, apaixonado por tecnologia, formado em Engenharia de Computação, Analista de Sistemas de cargo e Analista de Tecnologia de prática. Não satisfeito com isto tudo, sou programador em PHP/WordPress nos finais de semana, fotógrafo amador e um curioso em geral. Blogueiro nas horas vagas (dia de 36 horas) quanto o assunto é tecnologia e carros.

    Em outros lugars :
  • facebook
  • flickr
  • googleplus
  • twitter
  • youtube



Próximo Artigo

Leia Também


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>