iOS 6: As novidades




Compare preçosiPad, iPhone, Apple.

A apresentação de abertura da WWDC’12 foi pra mim a melhora apresentação pós Steve Jobs. Fiquei com medo de que a alma do Steve deixasse a Apple e as primeiras apresentações foram dificeis e me fizeram duvidar da capacidade da empresa em manter o legado do Tio Jobs de pé, mas esta apresentação teve de tudo que Apple precisava mostrar que sabe que ela consegue sobreviver sem Steve à frente.

Foi possível ver que até mesmo o Tim Cook conseguiu vibrar com algumas coisas, ao invés de apenas representar a figura de Steve. Aliás, fato marcante foi a abertura feita pela Siri fazendo aquela rotina de piadas típica dos programas de humor/entrevista que a TV americana tem no seu horário nobre.

NewImage

A WWDC passou a ser um grande ponto de encontro de desenvolvedores e o maior foco é no iOS. Como de costume, anualmente a Apple anuncia uma evolução ao sistema operacional voltado para os dispositivos móveis e este para mim é o primeiro que tenho a oportunidade de experimentar em fase beta.

Eu sou completamente contra a usar programas em fase beta. Já foi a época que eu gostava de usar as novidades, ainda que estivessem com problemas. Hoje quero que as coisas simplesmente funcionem, sem falhas e sem tomar muito o meu tempo. Só me aventurei a fazer a instalação do iOS 6, por ter um iPad 2 no trabalho e que existe exatamente para testes. Nada mais natural do que instala-lo e ver do que se trata o mundo fantástico que foi apresentado na WWDC’12.

Instalar o dito no iOS 6 foi simples, apesar da Apple não oferecer um caminho claro de como fazê-lo. Depois de ver um tutorial na internet eu consegui instalar. Coisa também não muito dificil, já que requer apenas um pulo do gato inicial que não está escrito em lugar algum.

O iOS 6 tem um monte de funções novas que me deixaram feliz, mas como todo produto em fase beta, é um desastre ao manter as telas de erro e comportamentos bizarros longe dos olhos do usuário. 

NewImage

O novo sistema de mapa com a função 3D é fenomenal e decepcionante ao mesmo tempo. Nas minhas últimas férias estive em San Francisco e ver ela representada em 3D é surreal. Os detalhes são impressionantes e ao buscar um determinado “monumento” como a Pirâmide Transamerica em San Francisco, ou a Sidney Opera House é ainda mais legal. Automaticamente o mapa faz uma animação para você fazer um vôo panorâmico em torno do monumento.

A explicação para a decepção também é bem fácil de explicar. Depois que você vê o mapa em 3D, ver um mapa em 2D se torna chato, ultrapassado e “batido”. Indo um pouco mais além e em termos práticos, enganasse quem acha que tudo será em 3D. Apenas algumas poucas cidades estão em 3D. Aliás, apenas partes de algumas cidades estão em 3D. Não fiz uma busca completa, mas vi apenas San Francisco, Cupertino, Sidney em 3D. Fora dos EUA e Europa, até mesmo o mapa de ruas e vista do satélite estão limitados. Para o Brasil, nem o mapa de ruas existe e a resolução do satélite parece uma foto sem foco feita por um miope. Na versão final vai ficar um espetáculo! ;-) Abaixo o vídeo mostrando o uso do novo app de mapa, que agora conta com mapas da TomTom e não mais da Google.

No iPad o iOS 6 finalmente trás um programa para relógio, alarme, despertador e contagem regressiva. Com tanto espaço de tela a Apple fez um ótimo trabalho em pensar em fazer um relógio mundial que mostra as cidades escolhidas para você acompanhar as horas e de quebra ainda mostra como está o clima na cidade escolhida, com direito a sombra da noite para representar o fim do dia. Veja o vídeo abaixo.

No Safari também tem uma coisa bem legal, mas que eu certamente pouco vou usar, pois no micro não uso o Safari para navegar pela internet. Um novo ícone e serviço chega para diminuir ainda mais o espaço da barra de endereços. É o ícone do iCloud que agora é capaz de sincronizar as abas abertas no navegador móvel com sua versão para desktop / notebook. E não é só isto. 

Foto

Além do novo ícone, o botão vizinho também mudou, agora ele mostra ícones para as ações de compartilhamento. Se o site tiver um ícone para colocá-lo na tela de início, ele poderá ser visualizado.Na imagem acima é o “P” que eu criei para o Pardal Carioca. Se não tiver ícone, ele pegará a tela sendo visualizada e fará um thumbnail.

Também será possível fazer upload de imagens armazenadas no iOS no navegador e ao utilizar o Reading List agora poderá ser utilizado offline, com versões em cache das páginas que você selecionou para ler mais tarde. Já no iPhone agora na visualização em modo paisagem o Safari pode esconder a barra de endereços, dando mais conforto e mais espaço para você visualizar a página. E por fim, diz que o Safari agora está mais rápido, ainda que seja apenas um pouquinho.

Veja o vídeo com as novidades do Safari.

 

Entre as pequenas novidades destaque para:

  • Apps atualizados ou recentemente instalados agora recebem uma faixa azul com o dizer “novo”
  • O app para escutar músicas recebeu novo design
  • Loja de apps e música tem novo design e integrações com redes sociais
  • Dicionário de palavras personalizadas agora fica no iCloud
  • Maior controle sobre privacidade de seus dados e a permissão de acesso à eles pelos apps
  • É possível escolher uma música como alarme
  • GameCenter remodelado
  • Alerta vibratório personalizável
  • Possibilidade de permitir a execução limitada de apps
  • Find My iPhone agora tem capacidade de rastrear os lugares onde o seu iPhone esteve
  • Facetime funciona em rede 3G e 4G e não mais apenas em WIFI
As novidades ainda continuam, afinal, são mais de 200. Os principais destaques você pode conferir na página da Apple para o iOS 6. Até meados de setembro o iOS 6 deve evoluir em versões beta para desenvolvedores, nesta época também deve ser anunciado o novo iPhone que já sairá com o iOS 6. O upgrade para esta versão do sistema operacional é grátis para todos, mas não será possível na primeira geração do iPad e no iPhone, apenas as 3 últimas gerações poderão adotá-lo, ou seja, 3GS, 4 e 4S. No iPod Touch, apenas a 4 geração poderá usá-lo.

Via Gizmodo e Gadget Review.

Sobre o Autor 

Sou empreendedor, apaixonado por tecnologia, formado em Engenharia de Computação, Analista de Sistemas de cargo e Analista de Tecnologia de prática. Não satisfeito com isto tudo, sou programador em PHP/WordPress nos finais de semana, fotógrafo amador e um curioso em geral. Blogueiro nas horas vagas (dia de 36 horas) quanto o assunto é tecnologia e carros.

    Em outros lugars :
  • facebook
  • flickr
  • googleplus
  • twitter
  • youtube



Leia Também


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Switch to our mobile site