iPad de 7″ ? Apenas rumores…




Compare preçosApple, Tablet, iPad.

Eu escuto diversas pessoas falando sobre tamanho de tablets. Reclamam que o tamanho do iPad é grande demais e que o iPhone é pequeno demais. Algo no meio do caminho seria perfeito. Contudo, estas pessoas não tornaram o Galaxy Tab de 7″ um grande sucesso de vendas. 

Ele tem o tamanho que as pessoas acham que querem e ser o ideal, tem um sistema aberto, onde tudo é possível, mas nada de decolar. A Samsung, que faz o Galaxy não é a única a fazer tablets com este tamanho. Existe um sem número de genéricos com este tamanho além do Kindle Fire, que veio com preço surpreendente de 199 dólares.

Com tantos fabricantes fazendo tablets menores que o iPad e mais baratos, é natural que surjam rumores de que a Apple faria um iPad menor em tamanho de tela, mas não menos surpreendente. Um tablet menor quer dizer que ele pode ser relativamente mais barato, contudo com tempo de bateria menor. Steve Jobs já tinha se pronunciado sobre este rumor de que o iPad e o iPhone tem o tamanho correto para o uso pessoal. Fazer um ou outro menor ou maior não seria interessante.

O que isto quer dizer? Que no momento da declaração do Steve, a Apple não tinha nada melhor para apresentar ao mercado. Certamente desafios técnicos, de marketing ou estratégicos impediam a Apple de fazer um lançamento de dispositivo com tamanho diferente dos que conhecemos hoje. Talvez a melhor explicação para não existir outro tamanho de tela é que o iOS não estivesse pronto ainda para contemplar mais um tamanho de tela. E a conseqüência natural é que os desenvolvedores teriam uma dor de cabeça para suportar mais um tamanho de tela. Por mais que a Apple tenha feito um modo de compatibilidade para apps desenvolvidos para iPhone rodarem no iPad, a experiência não é legal e deve ser exatamente isto que Steve queria combater.

Existem porém indicações no iOS 6 de que um novo tamanho de tela acaba surgindo, pois um recurso de auto-posicionamento de elementos de tela apareceu nos betas. Isto é interessante por exemplo para compatibilizar com o rumor de que o iPhone 5 venha com tela ligeiramente maior para contemplar uma relação de 16:9 ao invés do 3:2 da tela atual do smartphone da Apple.

NewImage

Com o iPad sendo uma nova plataforma para todos, não faz sentido fazer grandes mudanças muito rápidas, pois isto pode afastar desenvolvedores que precisariam dedicar muito esforço para se adaptar as mudanças do hardware que o fabricante acaba impondo. A relação entre hardware e software é muito íntima e não pode sofrer rupturas como acaba sofrendo nos ecosistemas do Android e Windows Phone.

Será que vem por aí um mini iPad ou um super iPhone? Talvez sim, mas apenas para marcação de território. Nada de revolucionário vai ocorrer nos próximos meses e apesar de não ser característica da Apple anunciar novidades significativas no meio do segundo semestre, há rumores de que em outubro algo pode acontecer.

Via Gizmag.

Sobre o Autor 

Sou empreendedor, apaixonado por tecnologia, formado em Engenharia de Computação, Analista de Sistemas de cargo e Analista de Tecnologia de prática. Não satisfeito com isto tudo, sou programador em PHP/WordPress nos finais de semana, fotógrafo amador e um curioso em geral. Blogueiro nas horas vagas (dia de 36 horas) quanto o assunto é tecnologia e carros.

    Em outros lugars :
  • facebook
  • flickr
  • googleplus
  • twitter
  • youtube



Leia Também


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>