O mundo do HDMI




Compare preçosHDMI, Conversor Digital, Sony, Full HD.

Este salto de qualidade que a TV aberta trás com a Alta Definição, é muito bom, e muito ruim. Bom, por que evoluir tecnologicamente é bom, mas ter que acompanhar é um saco. É sério. Eu adoro tecnologia, mas às vezes as coisas vêm ao mercado de uma forma, que requer um conhecimento quase de engenharia para poder comprar um equipamento.

HDMI está neste ponto. Fui vasculhar, de curiosidade mesmo, a especificação do cabo que um amigo comprou. Era um cabo HDMI da Sony 1.3b. Eu sabia em relação a especificação 1.3, mas o “b” era novidade. Achei o verbete na wikipedia que explica tudo sobre o HDMI.

Aliás, vale a explicação aqui para aqueles que não entenderam ainda. Um cabo HDMI é utilizado para levar o sinal de vídeo e áudio de uma fonte qualquer, seja um player bluray ou uma caixa conversora de HDTV, para a sua TV, por exemplo. Este cabo é diferente dos cabos atuais que levam o sinal analógico da caixa da Sky por exemplo para sua TV, por isto, ele precisa obedecer uma especificação e tem requisitos técnicos diferentes.

Lendo a especificação do 1.3 vi que tem um monte de coisinhas que acabam pegando o consumidor, que é apenas consumidor mesmo, de calça arriada. Então aqui vai uma dica.

Se você for comprar alguma coisa que tenha porta HDMI, certifique-se de que é HDMI 1.3. Com ele você tem a possibilidade de usar um cabo apenas para vídeo e audio em resolução Full HD e ainda pode controlar dispositivos ligados por ele.

Este último é o mais legal. Eu liguei no mês passado um TV Sony 40″ Full HD a um conversor da própria Sony através da HDMI. A TV, quando é desligada, desliga também o conversor digital através da porta HDMI. Trocar canal? Basta o controle da TV. Tudo é controlado pela HDMI. Uma facilidade que só é conseguida, em sua totalidade, graças a versão 1.3.


Sobre o Autor 




Artigo Anterior
Próximo Artigo

Leia Também


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Switch to our mobile site