OpenID




Compare preçosinternet, autenticação, login, senha.

No começo do ano algumas grande empresas mostraram confiança no OpenID, adotando-o. Nomes como Google, Yahoo e WordPress fazem parte do grupo de grandes empresas que suportam o padrão, mas nem tudo são flores.

Pelo que entendi, você pode usar o seu cadastro destas 3 empresas, por exemplo, para se autenticar em sites que aceitam login através do OpenID. Porém, não é possível usar o OpenID para entrar no site destas 3 empresas. Veja a explicação no site do WordPress.com.

Se o objetivo do OpenID é que você tenha um login e senha para entrar em TODOS os sites que requerem identificação e autenticação, o primeiro passo foi dado, mas nem todos acreditam cegamente no seu correto funcionamento.

O que WordPress, Google e Yahoo fizeram foi implementar uma parte do OpenID para que o site deles seja um certificador de identidades OpenID. Exemplo: Imaginando que você tem uma conta no WordPress.com, você pode usar a URL do seu blog para entrar num site que aceita OpenID. Você pode fazer este teste comentando em um artigo qualquer num blog hospedado no Blogger, que é um dos sites que aceita OpenID.

Eu testei e funcionou, só que eu queria usar a URL do meu blog, que tem domínio próprio, para me identificar. Simples. Tudo que eu precisei fazer é criar uma conta num dos sites certificadores de identificação OpenID e incluir algumas linhas no template do meu blog. Existem até plugins que fazem este serviço sujo para você. Um tutorial bem explicativo está disponível em inglês aqui.

Após entender o funcionamento do OpenID, fico mesmo com vontade de fechar os comentários a usuários que se identifiquem com OpenID, mas não achei ainda um plugin para WordPress que o faça da maneira que eu gostaria. Tem este, mas não é o que eu esperava.

Sobre o Autor 




Próximo Artigo

Leia Também


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Switch to our mobile site