Palio Weekend Elétrico




Compare preçoscarro, bateria, Fiat, Palio Weekend.

Em 2006 comentei sobre a iniciativa da Fiat de criar uma versão elétrica do Palio. Depois de 3 anos a Fiat começou a produzir o Palio Weekend Elétrico. Eu fiquei todo feliz, mesmo sendo um carro da Fiat. Desde que vi as montadoras nos EUA vendendo carros híbridos comecei a ter esperanças de que algum modelo destes chegasse ao Brasil, mas naturalmente os custos de impostos do nosso querido país varonil impedem que estes carros cheguem com preços acessíveis.

O Palio Weekend Elétrico é um carro restrito para empresas que estão participando do projeto com A Fiat: Ampla, CPFL, Eletrobras, Cemig, Copel, Furnas, Correios, entre outras. E seu custo é completamente fora da realidade: 140 mil reais. O que faz pensar, já que o carro sem o kit elétrico custa por volta de 40 mil. É difícil de acreditar que um motor elétrico e baterias custem quase 100 mil reais, mas como estamos no Brasil e aqui os impostos criam um campo de distorção da realidade, qualquer coisa é possível.

Segundo o artigo do G1, todo o kit elétrico é importado e terceirizado. Mas as coisas ruim não terminam por aí. O Governo ainda joga contra, por que o imposto a ser cobrado por estes importados ainda é mais alto do que o normal por causa da categoria que eles caem.

Acima uma imagem do Palio Weekend Elétrico sendo recarregado debaixo de um grande painel solar. Aliás, o tempo de carga da bateria é de aproximadamente 8 horas e a autonomia das baterias é em torno de 120km. Eu certamente teria um carro destes. Eu ando por volta de 80km/dia e a autonomia cai como uma luva, mas seu comportamento no transito é bem ruim. Talvez pior do que um carro 1.0.

O motor elétrico gera 20cv com torque de 5,1kgfm. Ai vale lembrar que o motor do Hyundai i30 2.0 está na casa de 19,9kgfm. Quer saber o tempo de 0 à 100 km/h? Longos 28 segundos.

Seria bem legal se o governo tornasse carros elétricos isentos de IPVA e outros impostos. Isto faria com que o Brasil tomasse a frente no desenvolvimento deste tipo de carro.

Sobre o Autor 

Sou empreendedor, apaixonado por tecnologia, formado em Engenharia de Computação, Analista de Sistemas de cargo e Analista de Tecnologia de prática. Não satisfeito com isto tudo, sou programador em PHP/WordPress nos finais de semana, fotógrafo amador e um curioso em geral. Blogueiro nas horas vagas (dia de 36 horas) quanto o assunto é tecnologia e carros.

    Em outros lugars :
  • facebook
  • flickr
  • googleplus
  • twitter
  • youtube



Próximo Artigo

Leia Também


Deixe um comentário

2 Comentários

  1. Seria muito bom se o governo incentivasse meios alternativos de energia, mas aí, qual seria o ganho deles? A Petrobrás é uma das maiores estatais do Brasil, se começassemos a utilizar energia elétrica, água, etc. não haveria ganhos para o nosso querido governo, daí a sua total falta de apoio.
    Bem, pelo menos esta é a minha opinião.
    Abs!
    Responder
  2. seria ideal se o País investisse mais em tecnologia renovaveis, mas ainda estamos um pouco longe desta realidade.
    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Switch to our mobile site