Virtualização: bola da vez
Publicado em 19.03.08 por bernabauerCompare preços : virtualização, vmware, softgrid, sun, citrix.
Se você trabalha no setor de TI, deve ter percebido que virtualização está em alta. Os motivos são diversos. Aqui no Brasil esta onda começou em 2006 e agora começa a ganhar o mercado de vez. Lá fora isto já vem já tem um tempo.
Na minha visão, VMWare lidera o mercado de virtualização de servidores e desktops. Porém novas formas de virtualização “nasceram”. Agora é possível fazer virtualização de aplicações, o nome talvez seja novo, mas o conceito é antigo. Quem conhece os produtos da Citrix sabe do que falo.
Quem ficou pra trás neste mercado foi a Microsoft que chegou tarde ao banquete. Depois da negação, lançou o Virtual PC que fez água (e muita) e agora tenta voltar a este mercado de forma diferente. As funções do Virtual PC foram incorporadas ao novo Windows Server 2008 e com um produto para fazer frente à VMWare, agora é vez de atacar a Citrix com um produto chamado Softgrid. Este produto se propõe a ser um pacote de virtualização e isolamento de aplicações. E não pára por aí. A Microsoft continua correndo atrás do preju comprando empresas.
Se aprendi alguma coisa com virtualização é que não existe uma solução única de virtualização e que o produto final normalmente é uma colcha de retalhos de tecnologias. Tem uma camada de VDI (Virtual Desktop Infrastructure) e outra de VAI (acabei de inventar esta sigla: Virtual Application Infrastructure).
Além destes players bem conhecidos (pelo menos para os iniciados) a Sun também tem seu produto de virtualização. Ele é um “mashup” (usei o termo apenas por ser hype, por que o correto mesmo é dizer “mix”) de tecnologias dos concorrentes. Até onde eu vi a solução é bem legal.
Ainda bem que o termo virtualização não tem nada a ver com Second Life. Imagina o terror que seria fazer manutenção de servidores dentro do Second Life!
“Oh the pain!”
Compare preços : virtualização, vmware, softgrid, sun, citrix.
Ou visite o Shopping BernaBauer.com para desfrutar de ofertas irresistíveis.
Veja também
Deixe seu comentário...
Todos os comentários publicados no bernabauer.com são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores. É expressamente proibido: fazer-se passar por outra pessoa; publicar link e/ou material com conteúdo pornográfico de qualquer espécie, discriminatório ou ofensivo de qualquer natureza; enviar informações sobre atividades ilegais e/ou incitar crimes.
É importante deixar bem claro que o bernabauer.com é um blog de notícias, e não é uma loja, não vende produtos, não representa nenhuma marca e nem é responsável pelos produtos que são mostrados no blog e nos anúncios dos nossos parceiros. Assim, todo e qualquer comentário solicitando orçamentos, representantes, prazo de entrega ou preço de produtos no Brasil não será respondido, e será apagado em caso de insistência.
É expressamente proibido utilizar o espaço de comentários para engajar-se em atividades de cunho comercial, como vender produtos, procurar anunciantes e patrocinadores, divulgar informações pessoais de contato, além de veicular banners de qualquer espécie. Também serão apagados comentários de auto-promoção ou que não sejam pertinentes ao artigo em questão.
Todos os comentários são moderados e poderão ser excluídos caso sejam considerados inadequados, ofensivos ou alheios ao objetivo do blog, e seus comentaristas podem ser impedidos de fazer novos comentários. Este é blog é protegido pela lei de direitos autorais vigente no Brasil.



