Você está usando QRcode da maneira errada!




NewImage

Você sabe o que é QRCode? QRcode é um “código de barras” em duas dimensões. O código de barras que você está acostumado a ver em produtos do supermercado é em apenas uma dimensão. O QRCode consegue assim conter mais informações ocupando menos ou mesmo espaço de um código de barras tradicional.

Ao redor do planeta ele tem sido usado para os mais variados propósitos. Um dos mais práticos é na hora de embarcar para um vôo. O Passbooks da Apple no iOS 6 é o último caso mais tecnologico, por assim dizer. Um dos casos que eu mais gosto de lembrar e compartilhar em rodas de conversa sobre o assunto é de uma cadeia de supermercados na Coréia que criou gôndolas virtuais de produtos onde cada produto tem seu respectivo QRCode. Estas gôndolas ficam em estações de metrô, pontos de ônibus e outros locais onde há grande circulação de pessoas e não passam de um painel de publicidade com produtos impressos com códigos, como na imagem acima. Um pedestre passa então saca o seu smartphone e vai registrando os produtos através do QRCode e realiza a compra online.

Acontece que agora na China (sempre a China) eles resolveram fazer a idéia coreana em larga escala e assim estão montando mais de mil lojas ao redor do país cheias apenas de QRCodes! Se o lance todo é economizar dinheiro e acabar com lojas físicas para as pessoas comprarem online, que vantagem tem montar uma loja sem produtos apenas para as pessoas escanearem os códigos? ‘Tendi nada…

Via the register.




Leia Também


Deixe um comentário

3 Comentários

  1. HenriqueMafr

     /  19/10/2012

    Não entendi seu ponto. Na China eles estão montando a loja mesmo? Como você disse na Coréia é em metrô e tals onde fica. Mas se estão fazendo a loja e só colocando as imagens la, sei la, acho desnecessário.

    Responder
    • criaram uma loja para colocar gondolas virtuais. Você não sai desta loja com o produto. Faz apenas o pedido!

      Responder
  2. Marcelo Braga

     /  21/10/2012

    Bernabauer, olhando para esse ponto, realmente não faz sentido. Mas se você olhar pelo lado do estoque isso faz muito sentido.

    Lojas virtuais diminuem o tamanho do estoque espalhado em lojas fisicas!

    Estoque é o setor mais dificil de ser administrado.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>