webOS morreu ou não?




Compare preçoswebOS, Palm, HP, Android, smartphone, programação.

A Palm estava tentando sobreviver após alguns anos onde sua estratégia parecia completamente desalinhada com o resto do mercado. Ela surgiu de maneira fantástica na era dos PDA e reinou no inicio dos smartphones, mas depois de perder o foco com seu sistema operacional e escolhas erradas, seu futuro parecia perdido até que o webOS surgiu.

Ele parecia ótimo, completo e bem rápido, mas com produtos apenas disponíveis nos EUA, o webOS não decolou, pois com base de usuários pequenos, desenvolvedores não se animaram a criar programas para este sistema operacional móvel, e um ciclo vicioso fez com que a Palm se perdesse e fosse comprada por ninguém mais que a HP. Empresa que já foi cogitada para comprar a Microsoft.

Quanto a noticia da compra da Palm pela HP, todos cantaram vitória! Finalmente o webOS teria o tratamento de luxo que ele merecia e um concorrente à altura do iOS e Android surgiria para bater de frente com os líderes. Problema é que o CEO da HP era um louco varrido e com pouca paciência com a equipe do webOS, fez uma lama só e determinou a morte da linha de produtos que estava em desenvolvimento utilizando o sistema operacional mais legal e querido que já existiu.

webos-3-0-2kxr-460

Desde o ano passado que o mercado acha que o webOS anda moribundo e que era uma questão de tempo até a HP realmente anunciar a sua morte ou a sua venda. Este mês a HP anunciou uma outra coisa, que me surpreendeu. Ao invés de vender ou matar, resolveu tornar tudo aberto, assim como o Android. Gostou? Eu achei o máximo. Quem diria que agora existiriam 4 opções de sistema operacional para smartphones, sendo que duas são abertas para qualquer um usar sem custo?

Tornar o sistema aberto para qualquer um, pode trazer riscos. Quem conhece Linux e Android sabe que o maior problema de ter uma bando de gente mexendo livremente é que o sistema se fragmenta e o torna muito difícil de ser compatível com todos os programas que são desenvolvidos para a plataforma. A HP, porém, afirma que participará ativamente desta comunidade e combaterá a fragmentação. Iniciativa parecida ocorreu no passado com a Sun, que liberou o JAVA e Solaris para a comunidade.

Agora é sentar e esperar que a coisa ganhe momento. Eu acho que HTC e outros chineses são bem capazes de adotar o webOS em seus aparelhos… vou esperar e torcer.

Via O Globo.

Sobre o Autor 

Sou empreendedor, apaixonado por tecnologia, formado em Engenharia de Computação, Analista de Sistemas de cargo e Analista de Tecnologia de prática. Não satisfeito com isto tudo, sou programador em PHP/WordPress nos finais de semana, fotógrafo amador e um curioso em geral. Blogueiro nas horas vagas (dia de 36 horas) quanto o assunto é tecnologia e carros.

    Em outros lugars :
  • facebook
  • flickr
  • googleplus
  • twitter
  • youtube



Leia Também


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Switch to our mobile site