2010 será o ano das TVs de LED

Na semana passada eu li que durante a IFA 2009 a Samsung espera que o volume de TV quintuplique em 2010. A previsão deste ano é que eles terminem com aproximadamente 2 milhões de televisores de LED vendidos. No ano que vem o número esperado é de 10 milhões.

Por que as TVs de LED são interessantes? Para começar com LED estes equipamentos conseguem ser 1/3 mais finas do que seus respectivos que ainda usam CCFLs (lâmpadas fluorescentes de catodo frio), tem vida útil maior e ainda consomem menos energia. A qualidade de imagem também tem impacto ao se utilizar LEDs para retroiluminar a tela de LCD. O contraste, a gama de cores são maiores e as imagens ficam mais vivas.

Eu imaginava comprar uma TV de LED este ano, mas apenas a Samsung oferece televisores utilizando esta tecnologia aqui no Brasil. Ainda com cara de novidade, os preços estão bem acima do desejado e o que se percebe na analise de preços desde o começo de ano é que ele vem baixando. Veja o gráfico na sidebar do lado esquerdo do meu shopping para o modelo de 40″ da Samsung com LED (série 6).

No ano que vem devem chegar os modelos de LED da Sony, LG e Philips, assim os preços de todos deve cair. Concorrência é algo necessário para nossa carteira não pedir separação de nós mesmos. 😉

E se formos analisar o futuro, TVs de OLED o AM-OLED ainda vão demorar mais tempo. Eu estimo que elas só serão comercialmente viáveis em 2012 ou após isto.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *