3D com HDMI 1.3 ou 1.4?




Assim que começou o bla-bla-bla sobre 3D no bluray eu comecei a conversar com meu vizinho de baia sobre a capacidade do HDMI transportar o sinal 3D. Eu imaginava que era tecnicamente impossível, mas o HDMI 1.3 é sim capaz de transportar sinal 3D em 1080i. O problema é que na especificação não existe padronização então o 3D em HDMI talvez só funcione se você tiver televisor e reprodutor bluray do mesmo fabricante.

No HDMI 1.4 a especificação deixa bem claro como o 3D deve ser tratado no transporte entre o reprodutor e o televisor. Ainda que a especificação do HDMI 1.4 vá além do que apenas o 3D, é possível que através de transporte do HDMI 1.3 o 3D seja embutido, mas respeitando as especificações do 1.4. Apesar de atraente, eu acho que isto vai gerar uma confusão enorme e os problemas de configuração e utilização trarão mais dor de cabeça do que os óculos 3D.

Isto é bom? Sim e não. É bom por que se você tem alguma coisa em 1.3 e a resposta deve ser sim, é capaz que você consiga aproveitar o 3D com um pequeno upgrade de firmware, mas ao mesmo tempo não é bom, por que para aproveitar o 3D você vai ter que trocar TV, player e tudo mais quando tiver 1.4 disponível no mercado.

Bom, o recado é claro. Comprar um dos primeiros equipamentos 3D não é recomendado, pois se não tiver HDMI 1.4, você pode estar fazendo um mal negócio. Sem falar que o preço da novidade também não é lá muito atraente.

Ficou confuso? Resumo é o seguinte. Quer 3D sem problema ou ter que fazer uma matrix de compatibilidade com seus equipamentos? Compre tudo com HDMI 1.4 (se possível tudo da mesma marca). Quer 3D sem gastar muito? Espere o ano que vem. Quer um televisor novo LCD e nem quer saber do 3D? Compre um com LED barato que seja Full HD. Não quer gastar dinheiro com televisor? Comece um relacionamento com uma guri(a) que já tenha televisor bacana e escolha o dia certo para ir na casa dele(a).

Via 3D Vision Blog.




Artigo Anterior

Leia Também


Deixe um comentário

1 Comentário

  1. Douglas

     /  14/10/2010

    Parabéns pela reportagem. Assim ninguem poderá dizer que foi enganado quando o HDMI 1.4 chegar com força total!

    Responder

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: