A verdade sobre a troca de um PC por um Mac




Eu achei um artigo bem interessante sobre as coisas que acontecem quando você faz a troca de seu computador pessoal por um Mac. O artigo é tão divertido e verdadeiro que eu resolvi traduzir algumas partes. Boa parte das coisas listadas aconteceram comigo.

As pessoas vão te ridicularizar por você ter um Mac
Pode ser que isto seja verdade nos EUA, mas aqui no Brasil poderá acontecer o inverso, por que os Macs tem fama de serem caros e bonitos.
Você se sentirá parte de um clube
Quando você encontrar outros donos de Mac você conversará com eles sem conhecê-los e os demais amigos que não tem mac possivelmente não entenderão o que vocês estão falando.
Você receberá ajuda de estranhos sem razão alguma para tal
Por existirem poucos donos de Mac, e por acharem mesmo que existe um clubinho donos de Mac tendem a se ajudar.
Você não sofrerá tantos ataques na internet
O sistema operacional do Mac é robusto e não existem tantos programas maliciosos para infectar uma fatia insignificante do mercado de computadores pessoais.
Vírus são para serem ignorados e não temidos.
Como os vírus tem como objetivo explorar falhas do sistema operacional dominante do mercado, você pode simplesmente relaxar os avisos de vírus que existem por aí…
Você sofrerá de problema de compatibilidade
Apesar de existirem muitos programas que funcionam no Windows e no Mac, eles não são 100% compatíveis e alguns arquivos podem aparecer um pouco diferentes nas duas plataformas.
A internet continuará praticamente a mesma
Tirando o fato que você não poderá navegar utilizando o navegador dominante do mercado, você vai navegar sem problemas. Firefox e Safari são dois ótimos navegadores e sempre existe a possibilidade de você usar o Opera. Se o site só funcionar com o Internet Explorer, você pode esnobar a existência dele ou dar usar o Windows através do bootcamp, Vmware fusion ou Parallels.
Você vai continuamente se maravilhar com o acabamento
O grande diferencial dos produtos da Apple é o acabamento e o design em cada curva.
Você falará alguns palavrões
Em determinados momentos você vai reclamar da forma que algumas coisas são feitas no Mac, mas no fundo você não percebe que está querendo que o mac se comporte como uma máquina com Windows.
Você rasgará seda
Só porque as coisas funcionam de maneira integrada sem precisar que você reconfigure uma penca de aplicativos para que eles funcionem bem e com todas as informações que você cadastrou em um lugar.
Teclas de atalho te deixarão louco
Pra mim isso é verdade porque tive que re-aprender boa parte das teclas de atalho. Muitas das importantes eu ainda não sei. Terei que imprimir uma tabela e deixar ao lado do micro para aprender com o tempo.
Você se arrependerá de ter comprado um Mac
E realmente acontece. Depois de uma semana com o mac eu tive a impressão de que eu tinha comprado algo para satisfazer o meu ego e não minha necessidade. Hoje tenho certeza que naquela época era o meu bolso que reclamava e não minha cabeça. 😀
Personalização? Pra quê?
No Windows você perde muito tempo fazendo alterações para que ele fique do seu jeito. No Mac, você nem precisa fazer isso. Não existem muitas coisas que você pode modificar no OS X e quando tem a opção padrão já te atende muito bem. Tudo que você precisa fazer é usar o computador.
Você precisará planejar os seus boots
Você praticamente não precisará dar boots no seu Mac, mas quando precisar, você terá que planejar bem para terminar de fazer tudo que você sempre deixar aberto.
Não existem muitos acessórios
Existem poucas coisas que funcionem bem no Windows e no mac. A maioria das coisas que existem para Windows parecem feitas na China (e na verdade são, e os Macs são feitos na China também), mas na verdade você não precisa comprar coolers, placas de vídeo, exaustores e outras coisas. Você acaba economizando um dindin! 😉
Você vai gastar mais do que gastaria com Windows
Alegria dura pouco, você vai gastar mais com Softwares e atualizações de sistema operacional, mas o que você estiver comprando valerá cada centavo gasto. Sensação que você não teria quando comprava produtos para o seu PC.
Você venderá seu Mac por um bom valor
A desvalorização de um Mac é bem menor do que de um PC rodando Windows.
Estranhos vão conversar com você
Se você usar o seu Mac em público, pessoas vão parar para conversar com você a respeito do seu computador.
Terminada a fase de descobertas você se tornará realmente produtivo
Assim que você achar todas as coisas interessantes do Mac você perceberá que você tem tempo de sobra para realmente trabalhar.
Politica de trocas da Apple funciona
Ao contrário de outras empresas, se der problema a Apple troca.
Quem se importa com MarketShare?
Desde que a Apple consiga sobreviver com as vendas que tem está ótimo.
Sua máquina irá funconar em redes Windows sem problemas
PONTO.

Recomendo ler o original também. Este artigo tem algumas adaptações.




Leia Também


Deixe um comentário

10 Comentários

  1. Salvador Camino

     /  09/03/2007

    Nao concordo com algumas pequenas coisas, mas principalmente com a interface… acho o aqua do osx uma interface muito feia, quando saiu eu fiquei maravilhado e comprei um ibook, mas depois logo enjoei e comecei a personalizar com softwares de skins e outros programas.

    Nao vejo a hora da apple mudar a interface e dar uma revigorada no mercado.
    Que venha o iluminous.

    Responder
  2. realmente muito interessante o post. só que me leva a pensar outra coisa. tanta gente reclama do windows, pq ele é caro, pq os programas originais sao caros. mas os da apple sao mais caros ainda, e dela tdo mundo compra sem reclamar.
    interessante como até isso tem 2 pesos e 2 medidas diferentes
    mas se eu tivesse “bala na agulha” ( $$$ ) com certeza teria um mac book, só pra falar q tenho tbm…nao poderia trabalhar com ele já q sou desenvolvedor microsoft, mas seria interessante ter um desses pra brincar um pouco =x

    Responder
  3. na verdade vc poderia ter o mac e usar o bootcamp, parallels ou VMWare Fusion para ter o Windows rodando para seus testes. 😉

    Mac agora é praticamente totalflex! hehehehe

    Responder
  4. Tipo, vc já usou um Mac pra falar todas essas besteiras? Interface feia é o aralho. Já usou o Fast User Switching? E os novos efeitos do iChat, no Leopard?

    Então, acho que devemos usar o produto pra depois falar mal dele.

    Desculpe se fui grosso.

    Até.

    Responder
  5. Foi um pouco grosso, mas acho que o salvador não vai ficar chateado com a diferença de opinião. Eu adorei durante muito tempo o Windows, hoje sou usuário feliz de Mac e aceito todos que adoram a nova interface do Vista, apesar de não gostar do que a Microsoft fez.

    Responder
  6. Não sei quais foram as suas alterações, mas o texto final está perfeito!

    Responder
  7. Nas explicações de cada item eu adaptei a nossa realidade brazuca ou então coloquei minha explicação. 😉

    Responder
  1. Engenharia da Computação :: O melhor da semana 10 de 2007
  2. O melhor da semana 10 de 2007
  3. O melhor da semana 10 de 2007 « Nelson Biagio Junior

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: