A maioria da população conhece o termo “beta” e mal compreende que este termo define um software que ainda não está completamente terminado, tão pouco tem garantia de funcionamento em 100% do tempo. Dentro de fábricas de softwares existem equipes que são responsáveis por fazerem testes e garantir que o software que sai para o cliente está correto e funciona conforme especificado.
Acho deveras curioso que o termo beta é bem aceito por pessoas físicas, principalmente quando o sistema ou programa não tem custo para uso, mas para a pessoa juridica acontece o oposto. Nenhuma empresa quer um programa beta, que tenha falhas ou erros. Erros e falhas são sinônimo de ineficiência e perda de dinheiro.
Um beta tester é um individuo que trabalha para eliminar os erros de sistemas ou programas. O papel dele é fazer testes e apontar para a equipe de programação que existem casos não tratados e que precisam ser corrigidos ou melhorados. Eu sou um beta tester.
Eu sou um beta tester e não ganho dinheiro com isto. Não testo muitos programas, pois apenas o faço para ajudar amigos ou quando encontro um programa que realmente é interessante e com o qual eu me identifico. Me sinto feliz em ajudar pessoas que se esforçam para criar um programa que vejo com sucesso em seu futuro. Fazer parte deste sucesso é fenomenal.
Não é fácil ser beta tester. Você usa o programa no seu dia-a-dia e é comum que seu trabalho seja perdido por conta de um erro do programa. Nestes vários anos… Nossa! São mais de 20 anos! Nestes longos anos testando programas desenvolvi um vocabulário de palavras peludas para os mais variados erros. Naturalmente não dissertarei sobre eles aqui, mas eles ajudam a lidar com as falhas de uma maneira mais divertida.
Não há glamour em ser beta tester. Não basta achar o erro e mandar a tela de erro. Você precisa descobrir a receita de passos e ações realizadas que fazem o erro acabar com a experiencia feliz de usar o programa. Uma vez que a receita é conhecida, você precisa descrevê-la através de um formulário e enviá-la para o desenvolvedor do programa e esperar que ele ententa.
Se tudo der certo, na versão seguinte, você refaz a receita e confere se o erro foi corrigido. Acontece que o beta tester não aponta apenas os erros do programador. Ele também sugere melhorias que o programador não tem como identificar. O beta tester é um usuário final que tem conhecimentos de programação e isto ajuda bastante a fazer testes e criar um programa perfeito.
Se não é fácil, não há glamour e não há retorno financeiro, então por que gastar seu tempo testando o programa dos outros? Reconhecimento.
Equipe Blogo, vocês são demais! Keep the AWESOME JOB! You guys rock! 😉
Deixe um comentário