Depois que eu comecei a tirar fotos com o iPhone, vi como é bom ter a tag com a localização onde a foto foi tirada. Quem faz isto é o software da câmera que coleta as informações do GPS do smartphone e a inclui nos metadados da imagem.
Tem diversas câmeras que agora oferecem o GPS embutido ou como acessório que inclui as informações de localização à foto tirada, contudo, você não precisa ter nenhum dos dois se quiser fazer a inclusão deste metadado à foto. O iPhoto por exemplo tem a capacidade de incluir esta informação pra você. Basta selecionar as fotos e depois editar as informações associadas à elas. Tudo vai para os metadados das imagens.
Se você não tem o iPhoto, mesmo sabendo que você deveria ter, pode usar o GeoNamesTagger que ligeiramente diferente. Ele pode alterar imagens com metadados nos formatos EXIF, IPTC e XMP, mas não é isto que faz ele diferente. Ele é um docklet.
Docklet é um programeco que fica na Dock do Mac e não precisa ser executado para que ele funcione. Basta arrastar o que você precisa pra cima dele que ele faz a mágica que ele se propõe a fazer.
O GeoNamesTagger promete colocar a localização que você quiser nas fotos que você arrastar pra cima dele. Basta informar um endereço, coordenada, ou navegar pelo mapa para determinar o ponto, depois as fotos recebem a localização em lote sem precisar se preocupar. Tudo feito de graça, mas uma coisa é necessária: Acesso à internet, pois o programa utiliza serviços do Yahoo!.
Deixe um comentário