Acertando o horário das fotos no iPhoto




As pessoas não se dão conta, mas quando você tem várias câmeras tirando fotos de um mesmo evento e depois você as junta num programa para organiza-las, o caos se instala. Primeiro por que ninguém lembra de trocar o relógio das fotos para o horário local e se as câmeras não estiverem sincronizadas, elas vão fazer um nó na hora de você mostrar seu “slideshow”. Vai ficar tudo fora de ordem.

Pois bem, isto aconteceu comigo nas minhas férias. Câmera Digital numa mão e celular (iPhone) na outra. Primeiros dias, esqueci de trocar a hora da câmera, mas no iPhone não precisei, pois ao entrar em roaming, ele ajustou o horário automaticamente. Como desfazer a confusão? Bom, eu pensei em usar um programa para editar os metadados EXIF, mas eu já tinha importado as fotos para o iPhoto e o programa não conseguia acessar a pasta especial que o iPhoto cria….

E agora? São Google para a ajuda! Achei um Applescript muito prático que roda em cima do iPhoto, na verdade em cima das fotos selecionadas e altera seus metadados. Rodei nas fotos que eu vi que estavam fora de ordem ou fora do horário correto e voilá!

Tudo que você precisa fazer é copiar o código abaixo e colá-lo no AppleScript Editor. Com o iPhoto aberto, selecione as fotos e manda executar o script no AppleScript Editor. Não esqueça de editar o script antes de copiar e colar. O script abaixo remove 4 horas (3600 * 4) da data / hora original da foto. Se você quiser alterar para outro fuso, basta modificar a quantidade de segundos ou acrescentar mudando o sinal antes do parenteses.

tell application “iPhoto”

set selPhotos to selection — Cria uma lista a partir das fotos selecionadas

repeat with eachPhoto in my selPhotos — Para cada foto selecionada, fazer as ações abaixo

tell eachPhoto

set oldDate to date — Pega a data e hora da foto

set wantedDate to oldDate – (60 * 60 * 4) — Remove 4 horas do horário da foto

set date to wantedDate — Atualiza a data/hora para a desejada

end tell

end repeat

end tell




Artigo Anterior

Leia Também


Deixe um comentário

1 Comentário

  1. Carol

     /  27/12/2011

    Nossa, preciso de uma solução como essa para o picasa… são mtas fotos e to sem recurso ou ideia

    Responder

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: