Adobe implementa os aplicativos AIR em outros dispositivos




Durante a Adobe MAX, a maior conferência mundial de desenvolvedores da Adobe, a Adobe Systems Incorporated (Nasdaq: ADBE) anunciou hoje o software Adobe® AIR® 2.5 para televisões, tablets, smartphones e sistemas operacionais de desktops. Um elemento fundamental da Plataforma do Adobe Flash® AIR é a possibilidade de aproveitar do código existente para criar e entregar aplicativos independentes em vários dispositivos e plataformas. O Adobe AIR agora suporta smartphones e tablets baseados no Android™, iOS, sistema operacional de Tablets BlackBerry, e desktops, inclusive os sistemas operacionais Windows®, Macintosh e Linux®. Além disso, a Samsung será a primeira fabricante de televisões a oferecer o Adobe AIR em sua linha de dispositivos SmartTV, enquanto a Acer, HTC, Motorola, RIM, Samsung e outras fabricantes devem oferecer o software pré-instalado em smartphones e outros dispositivos ainda esse ano.

Com o Adobe AIR, os desenvolvedores podem utilizar ferramentas familiares, como o Adobe Flash® Professional CS5, Adobe Flash Builder™ e Flex para construir aplicativos ricos e independentes. Centenas deles já estão disponíveis no Android Market e na Loja de Aplicativos da Apple. Além do Adobe AIR 2.5, a Adobe também revelou o Adobe InMarket™, um serviço novo para o desenvolver que quer distribuir e vender seus aplicativos em lojas para diferentes tipos de dispositivos da Acer, Intel, Samsung e outros. A Adobe InMarket é um aplicativo que roda em segundo plano, e permite que os usuários finais baixem aplicativos diretamente a partir da loja específica do dispositivo. Para mais informações visite Adobe InMarket.

“O AIR 2.5 e o InMarket são marcos para o desenvolvimento, distribuição e monetização em vários dispositivos, nesse ecossistema de múltiplas telas cada vez mais complexo”, diz David Wadhwani, vice-presidente sênior de Soluções Criativas e Interativas da Adobe. “Junto com o lançamento do Flash Player 10.1, os provedores de conteúdo podem atingir seus públicos em um ambiente de navegador móvel e monetizar seus aplicativos independentes através das lojas de aplicativos”.

O AIR 2.5 cria experiências ricas no aplicativo por meio de uma série de novos recursos, incluindo o suporte ao acelerômetro, câmera, vídeo, microfone, multi-toque e gestos. Com o suporte ao Geo Location,os desenvolvedores podem criar aplicativos e serviços baseados em localizações. O AIR 2.5 também pode exibir controles de navegador nativos no aplicativo, permitindo a integração de conteúdo em HTML e .SWF. Com o suporte ao SQLite, os desenvolvedores podem armazenar e salvar bancos de dados em um aplicativo AIR com facilidade. Além disso, a aceleração de hardware para o Adobe AIR foi disponibilizado por todos os maiores parceiros de processadores, incluindo a Broadcom, Intel, nVidia, ST Micro, Trident, Texas Instruments, Qualcomm e outros.

Feedback de Parceiros

“A Experiência HTC está centrada em satisfazer os clientes e adicionar o Flash Player 10.1 em nossos aparelhos como o Droid pela HTC e Evo4G, demonstram isso”, informa John Wang, gerente geral de marketing da HTC. “Estamos contentes de trazer o resultado da colaboração de milhões de desenvolvedores AIR de todo mundo para as mãos dos clientes da HTC”.

“Como parceiros de longa data da Adobe, é uma grande satisfação ver que os usuários terão a oportunidade de desfrutar de aplicativos e conteúdo AIR em nossos dispositivos”, diz Christy Wyatt, vice-presidente corporativa de gerenciamento de softwares e serviços da Motorola. “Desde julho, anunciamos oito smartphones com Android e suporte ao Flash Player 10.1, inclusive o primeiro telefone com Flash pré-instalado. O AIR 2.5 é o complemento perfeito para o Flash Player, proporcionando a liberdade de escolher entre experiências de conteúdo rico dentro e fora do navegador”.

“O BlackBerry Tablet OS oferece aos desenvolvedores uma plagaforma flexível e otimizada para integrar o Adobe AIR com alta performance de áudio, vídeo e funções gráficas, bem como suporte para WebView e extensão C++ nativas”, informa Tyler Lessard, VP Global de alianças e relacionamento com desenvolvedores da Research In Motion (RIM). “Com um integração forte com as ferramentas da Adobe nos nossos BlackBerry Tablet OS SDK para Adobe AIR, desenvolvedores podem otimizar suas aplicações para os tablets e experiências aprimoradas para os usuários. Estamos muito animados com a diversidade de conteúdo que a comunidade de desenvolvimento será capaz de entregar para o BlackBerry utilizando as ferramentas AIR”.

Flash Player 10.1

Já estabelecido como um dos principais aplicativos gratuitos da Android Market, com uma classificação de 4,5 estrelas de mais de 50 mil usuários, o Flash Player 10.1 traz conteúdo baseado em Flash dentro do navegador para dispositivos móveis. O software já foi certificado em cerca de uma dúzia de dispositivos Android, e será disponibilizado em muitas outras durante as próximas semanas e meses. A Adobe também anunciou que o Flash Player 10.1 foi baixado mais de dois milhões de vezes no Android Market. Além do Android Market, o programa é distribuído pelos fabricantes de dispositivos e operadoras através de pré-instalações e upgrades de sistemas operacionais. Com o Flash Player 10.1 disponível no Android e Google TV hoje, o BlackBerry e webOS, as futuras versões do Windows® Phone, LiMo, MeeGo e o sistema operacional Symbian também devem suportar o Flash Player 10.1. Para ver a lista dos dispositivos suportados atualmente, visite Adobe Flash Player 10.1 certified devices.

Ferramentas da Plataforma Flash

A Adobe também anunciou a versão pré-lançamento de ferramentas para desenvolvedores que facilitam o processo de desenvolvimento para múltiplos dispositivos. Com novas versões de ferramentas da Plataforma Flash incluindo um kit de desenvolvimento de software do AIR 2.5 (SDK), os desenvolvedores podem construir aplicativos móveis para smartphones e tablets, enquanto maximizam o design e a produtividade do desenvolvimento. A atualização da estrutura open source Flex oferece uma estrutura comum para construir aplicativos para a Web, o desktop e agora para dispositivos móveis. Os desenvolvedores podem construir aplicativos Flex móveis independentes com a mesma facilidade e qualidade das plataformas de rede e desktop. Para mais informação, visite: http://labs.adobe.com/technologies/flexsdk_hero/

Uma versão preliminar do Adobe Flash Builder 4.5 adiciona recursos para ajudar o desenvolvedor a construir aplicativos utilizando linguagens, componentes e ferramentas familiares, reduzindo o custo de desenvolvimento de aplicativos para múltiplos dispositivos. Os novos recursos incluem a criação e extensão dos aplicativos Flex para dispositivos móveis, ferramentas de codificação para acelerar o desenvolvimento e suporte aos novos componentes Spark no Flex, entre outros.

Disponibilidade

Os SDK do Adobe AIR 2.5 e Adobe AIR 2.5 para Android e sistemas operacionais de desktop como Windows, Macintosh e Linux estão disponíveis a partir de hoje. O BlackBerry Tablet OS SDK para o Adobe AIR, que trabalha com o Adobe AIR 2,5 SDK e criar aplicativos para o BlackBerry Tablet OS, está disponível a partir de hoje para plataforma RIM. Para mais detalhes ou para fazer o download do SDK, visite: http://www.adobe.com/go/air_sdk. Os usuários de dispositivos “Froyo” 2.2 do Android podem baixar o Adobe AIR diretamente do Android Market. O Adobe AIR 2.5 para sistemas operacionais de Tablets da BlackBerry e a plataforma SmartTV da Samsung devem ser disponibilizados no início de 2011. Versões pré-lançamento do Flash Builder estão disponíveis em Adobe.com.




Artigo Anterior

Leia Também


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: