AJAX vs. Flex




Recentemente fui apresentado ao Flex. Eu sei que é feio apresentar alguém apenas pelo nome, mas se este alguém é bem conhecido não tem importância, né? Mas como eu quero ser uma pessoa mais educada, deixe me consertar meu pequeno deslize. Adobe Flex é o nome do concorrente do AJAX. A Microsoft também está entrando neste mundo com o Silverlight, mas como é coisa nova demais, vou decidir ignorar a investida da empresa do Tio Bill.

AJAX, como muitos sabem é uma salada de javascript e HTML. Algumas empresas até desenvolveram alguns frameworks para facilitar a vida de desenvolvedores, mas não existe “um” padrão. Cada empresa resolve seus problemas e acaba gerando ilhas que podem ou não ser incompatíveis entre si. Ou seja, não existe um dono do AJAX. Ninguém e todo mundo é responsável pelo AJAX.

Já o Flex tem endereço conhecido, nome famoso e pilares sólidos sobre os quais pode crescer durante muitos anos. Quem é o dono, responsável pelo Flex? Adobe. Ao contrário do que eu pensava o Flex não é uma “novidade nova”. Está na versão 2 e seu preço nos EUA está na casa dos 500 dolares. Aqui no Brasil o custo deve ser algo em torno de 600 dolares. Se você acha que Flex é pouco difundido, saiba que o Yahoo Maps é totalmente feito em Flex. Outros exemplos de aplicações podem ser vistas aqui. Aplicações reais podem ser encontradas no site Flex.org.

Exista quem prefira o AJAX e também existem outros que preferem o Flex. Eu estou atualmente altamente inclinado a escolher o Flex como vencedor. Mesmo o Flex tendo algumas desvantagens como problemas de performance, não permitem copiar e colar de texto, criam confusão de interface e navegação com o browser para nomear algumas. Se você acha que eu estou apenas baseado em achismo ou além de ser um apple-fan-boy sou também um Adobe-fan-boy, veja aqui uma lista com 10 motivos por que o Flex 2 é melhor do que AJAX.

Uma coisa é certa. Não existe um vencedor no combate entre estes dois. Cada um tem o seu lugar ao sol. Basta analisar sua necessidade e o que cada um oferece.

Mais links sobre o embate Flex and AJAX pode ser vista neste blog e neste outro.




Leia Também


Deixe um comentário

2 Comentários

  1. FreeMind

     /  18/06/2007

    Não esquecer do 3o. player dessa briga, JavaEX (Sun).

    Responder
  2. Como assim bial? Quem é o JavaEx?

    Responder

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: