Ajustando a largura de vídeos do YouTube através de plugin




Estou começando a achar que estou virando o rei dos plugins para WordPress. Hoje resolvi pegar parte da tarde para fazer algo que já vi em diversos outros blogs e não imaginava como era feito. Bom, eu tinha uma noção, mas não queria fazer manualmente.

Existe uma penca de plugins para WordPress que inserem vídeos no texto do artigo usando diversos artificios. Eu nem cheguei a testar um único sequer, por que assumi que eles só funcionam através da interface de administração do WordPress. Tenho certeza que devem existir alguns que não precisam ser usados através desta interface, mas quando isto acontece eles usam algum tipo de código especial que precisa ser incluido e quando eu decidir que o plugin não deve ser mais usado eu perco os vídeos que publiquei. Como você já deve saber sou fiel usuário do Blogo, então o que faço é apenas colocar o código de Embed que o próprio YouTube oferece no próprio texto do artigo. Quanto menos trabalho, melhor! 😉

Mudar o tamanho do vídeo é simples, se você tiver saco de pegar o código HTML e alterar a altura e largura manualmente. Eu realmente não tenho este saco então imaginei que poderia fazer um plugin que ajusta o vídeo para ficar com a largura que o artigo tem.

O plugin saiu bastante rápido e nos meus testes ele está se comportando bem. A idéia era só mexer na largura dos vídeos do YouTube, mas o plugin funciona com vídeos de outros sites também. Ele está funcionado como um filtro na hora de exibir o artigo, por que afinal de contas, você pode chegar um belo dia e resolver trocar o tema do blog que consequentemente trás nova largura para a coluna do artigo e novamente será necessário trocar a largura do vídeo em flash. Funcionando como filtro, este trabalho se resume a trocar a largura do vídeo desejada na página de configuração do plugin.

Ativei o plugin a pouco e depois de navegar um pouco pelo blog, notei que tem um pequeno problema que devo resolver até o final de semana. Porém fiquei imaginando. Libero este plugin para uso de todos, ou esta necessidade de mexer na largura do video é apenas uma coisa que eu preciso? Fica a pergunta.




Próximo Artigo

Leia Também


Deixe um comentário

4 Comentários

  1. Eu tenho este problema também… é uma pena que eu utilize o Blogspot, assim tenho que alterar manualmente o tamanho, mas há alguns filmes que não aceitam a mudança pois se não irá deformar a imagem do filme, bem, pelo menos eu acho que é isso quando não consigo mudar…

    Abs!

    Responder
    • o plugin que fiz leva em consideração o formato atual do vídeo, então ele aumenta sem deformar a relação altura x largura.

      Responder
  2. Com certeza seria uma boa liberar!
    Eu atualmente uso o plugin EasyTube que acho maravilhoso pela facilidade de inserir vídeos, bastando copiar o link da página do vídeo, mas que infelizmente peca na hora de poder se alterar o tamanho dos vídeos. Você tem apenas 2 opções de 400 ou 700px de largura.

    Se liberar o plugin, com certeza serei um dos primeiros a utilizar!

    Responder
    • Opa! Legal! Vou ajustar uns probleminhas que ele tem e assim que ficar usável coloco ele no repositório de plugins do WordPress.org! 😉

      Responder

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: