Amortecedores lineares para terremotos




Eu lembro como era interessante a tecnologia de suspensão ativa que a F1 tentou empregar no passado. Estanhamente aquele balé da suspensão ativa da F1 nunca veio pra valer nos carros de rua. O vídeo abaixo mostra o balé que eu me refiro. O carro que trouxe isto foi a Williams.

Em 2007 escrevi um artigo a respeito da suspensão em carros de rua, mas desde então, nunca mais vi nenhuma informação sobre efetivamente um carro empregar a tecnologia que realmente trás benefícios e conforto, mais ainda aqui no Brasil com nossas fantásticas ruas “tapetão”.

Pensando nesta suspensão ativa, conheça agora os amortecedores de movimentações lineares que terremotos costumam gerar. A tecnologia naturalmente vem do Japão e o seu objetivo são dois. Proteger coisas de valor. Você pode por exemplo colocar um rack de servidores do datacenter sobre as plataformas amortecedoras ou proteger obras de arte da destruição certa no caso do movimento horizontal. O vídeo abaixo mostra como a tecnologia esta avançada e pode ser escalada para proteger grandes objetos e pequenos.

Aqui no Brasil isto certamente nunca será utilizado, mas na California, Chile e demais países que ficam próximos as bordas de placas tectônicas isto será bem útil. Veja mais detalhes no Gizmag.




Leia Também


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: