Android é melhor? Talvez, mas o modelo de negócio esta errado…




Quais são as principais plataformas ou sistemas operacionais no mundo móvel? Bom, deveria ser Symbian da Nokia, Blackberry OS da RIM, iOS da Apple, Android da Google, webOS da HP (era da Palm) e o Windows Mobile da Microsoft. Claro que os maiores são os 4 primeiros. Cada um tem uma opinião sobre o que é melhor. Tem gente que defende que Symbian é melhor, eu por exemplo digo que o iOS é disparado o melhor (em conjunto com seu hardware, é claro) e tem gente que não gosta da Apple, por ela ser control freak, prefere então o Android, onde tudo é quase liberado.

Acontece que cada um destes sistemas tem uma determina característica. BB OS, só em aparelhos da RIM. Symbian, já esteve em vários fabricantes, mas parece agora concentrado na Nokia. webOS só na Palm da HP, o mesmo ocorre com o iOS da Apple. Android e Windows Mobile são livres para qualquer fabricante.

Percebeu estes dois últimos? Eles são diferentes. Principalmente por que eles são feitos por empresas que não fazem smartphones. O que isto quer dizer? Quer dizer que você não tem garantia nenhuma de ter direito a versão mais nova do sistema operacional. Isto por que, por exemplo, no caso do Android, quem tem a responsabilidade de enviar atualizações para o smartphone com o sistema operacional da Google, é o fabricante do aparelho.

Então saca aquele smartphone bacana que você recebeu em troca de mil e poucos reais? É capaz dele ficar congelado no tempo com o Android antigo e talvez com falhas de segurança e problemas que o fabricante talvez não tenha interesse em consertar.

Foi isto que aconteceu semana passada com a Motorola. No Facebook rolou uma revolta. Segundo a página da Motorola, o Android 2.1 não virá para o Dext. Já o Milestone “pode” receber o 2.2, mas ainda está em avaliação. Legal, né? Ainda não entendeu por que a revolta? Bom, na mesma página está bem claro que os demais mercados onde o Milestone é vendido está certo que até o fim do ano o 2.2 chega nele, mas na América Latina e China ainda está em estudo. A página diz também que isto pode acontecer por conta de legislação do país e acordos com as operadoras. Curioso.

Bom, eu se fosse você, comprava o iPhone, mas eu sou suspeito! 🙂 Sim, eu não curto o Android.




Leia Também


Deixe um comentário

3 Comentários

  1. Diego Chiappetta

     /  10/09/2010

    É wngraçado a forma como a Motorola está tratando deste caso com os consumidores da América Latina. Essa semana houve o comunicado oficial de que o Milestone receberá a versão 2.2 do Android e que os demais permanecerão com a versão 1.5 por causa de uma “melhor combinação de hardware e software”. Acontece que o Motorola Cliq receberá a atualização para a versão 2.1. Nada demais, a não ser o fate de o Cliq e o Dext SEREM O MESMO TELEFONE. Ou seja, a Motorola está de má vontade com os consumidores da América Latina. Depois dessa, Motorola Nunca Mais!

    Responder
  2. É engraçado como os apple-maníacos odeiam o android.
    A Motorola ja anunciou que vai atualizar o android.
    http://www.blogdoandroid.com/2010/09/motorola-vai-atualizar-milestone-para-android-2-2-no-inicio-de-2011/

    Responder
  3. Felipe Coelho

     /  11/09/2010

    Na minha opinião isso é tao comum quanto todo o mundo da informática é. Existem limitantes e evoluções nos hardwares que fazem com que a evolução do software sejam descoladas uma das outras. Vide sistemas operacionais para PC’s. O que fazer com meu incrivel Pentium MMX II que comprei a 10 anos atras? Nao rodo o Windows 7 nele por razoes óbvias… Nos Telefones é a mesma coisa! Cito meu exemplo: Possuo um Google G1 (ou HTC Dream) que comprei na aposta de liberdade proporcionada pelo Android e pela integração com os serviços da Google. Fantástico aparelho, mas de um ano e meio pra cá, o Android 1.6 que veio nele ja foi substituido por versões mais novas, evolução que nao tem freio. Resolvi instalar a versão 2.2 e claro apesar de funcionar, as limitações do hardware da primeira geração do G1 comparando com os atuais Nexus One e G2 ( sem falar nos novos fabricantes adotando o Android) fica claro que o hardware entre eles é diferente. Mais memória, melhor processamento… E nao é que acontece isso tb com a Apple? O que aconteceu com os pobres compradores do primeiro Iphone e seus 2 mil reais investidos? Depois foram os 3G… Logo depois o 3Gs que ja esta sucumbindo ao lançamento do 4…. ja ouvi relatos que quem tem o 3G ao instalar o OS4 percebeu que ele ficou um tanto quanto mais “lerdinho”. A vantagem do android para mim ( sem polemizar, sei q sou ponto fora da curva de tendencia da apple) é que eu posso ir e vir com as versões no momento que eu quiser sem ter q pedir a bençao pro ITunes!

    Grande abraço! Parabéns pelo muito inteligente Blog!

    Responder

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: