Aprenda a fazer patterns de Guilloché no Illustrator




Você não deve fazer a menor idéia do que é um padrão de Guilloché. Pois bem, é este pattern aí de cima. bonitão não é? Eu lembro que eu tinha um conjunto de esquadros com engrenagens que permitia criar estes padrões usando canetas comuns. Era bem legal. Eu fazia de montão e usava cores diferentes para deixar ainda mais bonito. E claro que dava uma raiva dos infernos quando a engrenagem pulava um dente e estragava o desenho.

Este tipo de desenho é normalmente utilizado para decorações e o nome da técnica vem do seu criador, um engenheiro francês de nome Guillot, que inventou uma máquina que criava este tipo de padrão em alto relevo em material metálico. Porém ainda existem histórias que dão créditos a uma família alemã e também a uma ferramenta francesa.

Independente da origem, os padrões de Guilloché são comuns na arquitetura Grega e Romana e também em construções neo-clássicas. Quer saber mais? Veja o verbete na wikipedia.

Para criar este tipo de padrão no Illustrator é bastante simples. São 4 passos:

  1. Crie um arquivo novo com dimensões 474px por 436 px
  2. Crie um círculo de 280x280px em x: 195.7 e y: 252.065 com stroke weight aplicado de 0.5
  3. Selecione o círculo, acesse o Appearance Panel e adicione Distort & Transform… > Pucker & Bloat com valor de 98%
  4. Com o círculo ainda selecionado, volte em Appearance Panel e troque os valores em Distort & transform…> Transform para 101 horizontal, 100 vertical em scala, 4px em horizontal, 1 em vertical para “move”, rotate em 2º com 50 cópias.
  5. Neste ponto seu padrão já está pronto, mas para ficar ainda melhor, basta mexer no fundo, mas estes passos eu comendo você ver o tutorial original que o Rufus criou que é cheio de imagens para ajudar na criação destes patterns.

Agora dá para fazer este tipo de mandala, afinal, não tem como não chamar de mandala também, usando o Adobe Illustrator. O resultado dos passos acima pode ser visto na imagem abaixo.

Se você não tem illustrator, pode fazer também online. A primeira coisa que você deve fazer ao acessar o gerador online de padrões Guilloché é trocar a cor de fundo para branco, assim você pode ler os controles com mais facilidade. Dica: para trocar a cor de fundo, basta clicar no último (de cima pra baixo) quadrado do lado esquerdo. Eu recomendo usar a cor branca, mas você pode escolher qualquer outra. Depois é só mudar os controles para ver outras formas maneiras no gerador. Para salvar o seu trabalho no final da brincadeira, basta pressionar a letra “s” no seu teclado. Você vai receber um arquivo em jpg. Se você quiser imprimir diretamente da tela feita em flash, basta pressionar o botão direito e pedir para imprimir.




Leia Também


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: