Aprenda a mandar emails de correntes




Enviar mensagens por email é muito fácil e simples. Você clica meia duzia de botões, informa os destinatários e literalmente, deixa de ser problema seu. Acontece que encaminhar mensagens sem ficar atento a algumas regras básicas pode fazer com que você seja mal visto por seus destinatários.

Me inspirei em fazer um artigo com recomendações depois que vi a imagem acima que o @nandokanarski. Veja o “checklist” de recomendações para você não ser o chato entre seus amigos digitais.

  • Anexos
    Quando for encaminhar uma mensagem com anexo, observe o tamanho. Se ele tiver mais de 5 MB, existe a possibilidade de o servidor de email do destinatário recusar a mensagem. Existem ainda algumas empresas que tem caixa de entrada pequenas por conta dos custos envolvidos na manutenção do armazenamento. Se mandar alguma coisa, pode encher a caixa desta pessoa. Se for uma piadinha dentro de um anexo grande, talvez seja legal não enviar para o endereço do trabalho do destinatário.
  • Enviar pra todos, CC e CCO (cópia oculta)
    Quando você quiser enviar uma mensagem para várias pessoas existem duas alternativas. Se forem poucos e eles se conhecem, pode colocar no campo “para” e “cc” sem problemas, porém se a lista for extensa, use o campo CCO. Isto protege o endereço de email dos destinatários. Protege contra o que? Se alguém for infectado por algum trojan ou virus, a primeira coisa que os maléficos fazem é pegar os endereços de email e se propagar, ou pior, eles figem que são você enviando a mensagem infectada ou com SPAM.
  • Respostas
    Se for responder uma mensagem de piada ou corrente, não responda para todos. Responda apenas para o remetente, afinal, o objetivo da mensagem de corrente ou piada não é ser um fórum sobre o tema, mas sim compartilhar um momento engraçado.
  • Não perturbe
    Fique atento ao endereço de email que você está utilizando para enviar sua corrente ou piada. Se for o endereço do trabalho, você pode gerar algum problema para o destinatário. O endereço de email do trabalho é para trabalho. Enviar aquelas fotos picantes da última playboy talvez sejam mais importantes no email pessoal do que do trabalho. Observe também se alguém responder informando que não deseja mais receber suas mensagens inspiradoras. Aliás, uma coisa que vejo acontecer com freqüência é que os incomodados não costumam informar que não querem mais receber suas mensagens. Eles acabam é falando mal de você pelas costas falando quão chato suas mensagens. De quando em vez acho legal perguntar se as pessoas gostam de receber suas mensagens de corrente ou piadinhas.

Confira ainda alguns links relacionados ao tema.




Leia Também


Deixe um comentário

1 Comentário

  1. Faça como eu encaminhe piadas via twitter XD
    Um dia se me xinga ainda rs

    Responder

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: