Aprenda uma língua estrangeira de graça e online




Eu acho simplesmente fantástico como a internet torna muitas das coisas, antes impensáveis, viáveis. Para aprender uma língua, até agora, era necessário que alguém tivesse o conhecimento e passasse ele numa sessão síncrona de aprendizado. Este tempo faz companhia ao tempo verbal da frase anterior. Caso você não tenha entendido, me refiro ao passado.

Luis von Ahn, que tem nome engraçado e é também engraçado, é uma das pessoas por trás de um produto chamado reCaptcha, que teve uma idéia genial. A internet é mais das máquinas do que de pessoas e para evitar que máquinas façam o trabalho que é dedicado para pessoas, surgiu um teste chamado de captcha. Através do captcha, pessoas olham para a imagem de uma palavra, a reconhecem e a informam. Máquinas conseguem fazer o mesmo, mas não tão bem.

NewImage

Luis teve então uma idéia. Por que não usar o catcha para ajudar no reconhecimento de palavras? Assim surgiu o reCaptcha, que apresenta sempre duas palavras para a pessoa que esta sendo testada. Uma delas é conhecida e outra não. Com este pequeno gesto, ajudamos a digitalizar palavras através do reCaptcha.

Ah sim, reCaptcha surgiu na universidade de Carnegie Mellon e em 2009 foi comprado pela Google. E o Luis é da Guatemala. Se você estiver curioso.

A partir desta idéia, surgiu outra. A de se aprender uma nova língua utilizando um esquema parecido. Só que ao invés de ajudar a digitalizar palavras que computadores não conseguem ainda identificar, pessoas estão ajudando a traduzir o conteúdo digital já existente. O projeto do Luis se chama Duolingo e foi apresentado durante o TEDxCMU que você pode assistir no vídeo abaixo.

 

Entendeu como o Duolingo funciona? Não, então assista o vídeo abaixo que é específico para apresentar o Duolingo. O serviço ainda é beta e está restrito a duas línguas: Espanhol e Alemão, mas mais línguas estão planejadas e devem ser liberadas em breve. São elas: Francês, Italiano e Chinês.

Serviço ainda é beta e está restrito aos poucos que já receberam convites. Se te interessar, na página principal doDuolingo, você pode informar seu endereço de email e ser avisado quando a língua que te interessa estiver liberada para novos usuários.




Próximo Artigo

Leia Também


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: