Aprendendo a lidar com o iMac




Mac é tudo igual, certo? Bom, quase. Eu tenho um MacBook Pro de 15″ que comprei em 2007. É um MacBookPro3,1. A tela nem é de vidro como os novos. Sempre gostei muito dele por conta de formato, tamanho e configuração de hardware. Este mes comprei um iMac usado de um amigo. 20″ e designação iMac8,1. Ele foi fabricado em 2008, mas comprado em 2009.

Estou adorando o bicho e como o @thassius bem falou no twitter, é um computador do capeta mesmo. Ele é impressionante. Silencioso, elegante e o monitor tem cores fantásticas. E mesmo num ambiente bem iluminado sua tela de vidro não causa desconforto com reflexos.

No MacBook Pro quando eu quero desligar a tela, basta colocar a configuração de brilho no mínimo que a tela se desliga. Tentei fazer o mesmo no iMac, mas sem sucesso. Minha alternativa foi configurar aquele recurso de hotcorners, onde posso atribuir algumas funções quando o ponteiro do mouse vai para o canto da tela. Claro que configurei um dos cantos para desativar a tela.

Publiquei no twitter uma mensagem quando descobri uma nova tecla de atalho que eu nunca tinha me tocado. Quando você aperta CONTROL+EJECT, é apresentado a tela onde você pode escolher, desligar, colocar em standby ou reiniciar o Mac. Minutos depois o @micaelsilva me diz que se apertar CONTROL+Shift+EJECT desliga o monitor. Apertei e vitória! Não preciso mais do hotcorner. 😉

Outra coisa que faço agora sem pensar duas vezes é colocar o Mac em Stand By ao invés de desligá-lo como fazia no MacBook Pro. Eu não fazia isto no notebook por que aquela luz branca piscando pra mim e me paquerando para abrir e acessar a internet me incomodava muito. No iMac não tem luz para indicar que o computador está em estado de economia de energia. Como o meu Mac está ligado no nobreak tanto na elétrica quanto via USB, posso ficar despreocupado quanto a falta de luz. Vou ver qual vai ser meu recorde em deixar o iMac ligado. Aposto que consigo ficar com ele sem dar boot por mais tempo que meu servidor linux que hospeda este blog. Vai demorar para bater o recorde, afinal, o meu VPS está quase 1 ano no ar sem incidentes. Quem costuma morrer de vez em quanto é o Apache, mas eu tenho um robozinho que mantém ele trabalhando 24/7.

O que mais o iMac tem de diferente? Não sei, mas aos poucos vou descobrindo.




Leia Também


Deixe um comentário

4 Comentários

  1. IRickMafra

     /  03/11/2010

    Fantástico seus comentários. Gosto disso neste blog, e ainda por tirar duvidas que muitos tem, principalmente iniciantes

    Responder
  2. Gilson

     /  04/11/2010

    Bela compra, tenho um MBP comprado ano passado e pretendo adquirir um iMac em breve, no mais tenho uma dúvida, é mais aconselhável desligar a máquina ou deixar em Sleep?

    Responder
  3. Eu tenho um iMac 21,5″(10,1) comprado alguns meses atrás. Sou usuário de iPhones e iPods Touch já há bastante tempo, mas o iMac está sendo minha primeira experiência com o OS X, e estou gostando bastante. Infelizmente, utilizo programas específicos da minha área profissional que me impedem de usar o mac 100% do tempo (não curto as virtualizações).

    Como não utilizo macbooks, não tenho como identificar os macetes específicos do iMac para te dar uma mão, hehe. Mas a sua compra foi uma excelente aquisição, tenha certeza. Só faltou revelar o preço…

    Responder

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: