Array de câmeras robóticas para efeito Matrix




NewImage

A NHK é uma empresa fascinante. Ela é a TV pública do Japão e também responsável por pesquisas e avanços tecnológicos bastante importantes que Sony, Panasonic, Sharp e Toshiba acabam colocando no mercado após desenvolver em parceria com a emissora.

A última grande sacada da NHK foi o desenvolvimento do controle de um array de câmeras que são controladas roboticamente, Se você não entendeu o termo array, não se preocupe. O vídeo demonstra claramente que array é uma série de câmeras (não precisa ser em linha reta). 😉

Colocar câmeras lado a lado não é grande feito, mas controlá-las de maneira centralizada com controle de foco, zoom e posicionamento. Como as câmeras ficam todas em posições diferentes, é possível montar aquele efeito de tempo congelado que ficou famoso com o filme Matrix.

O controle é feito a partir de uma única câmera e no visor deste controle, é possível ver o que as demais câmeras estão captando. O sistema que processa o vídeo de todas as câmeras leva cerca de 1 minuto para criar o efeito de tempo congelado “bullet time”. 

Esta tecnologia também permite captura de vídeos em 3D para ser transmitido para televisores que utilizam óculos.




Leia Também


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: