As operadoras são filhas da puta (e eu estou sendo educado)




Eu pensei muito antes de escrever o título deste artigo, mas nada expressa melhor o sentimento que tenho em relação à elas. Após instalar o iOS 7 no meu iPhone 4, vi que estava na hora de trocar de aparelho. Foram 4 longos anos e colocando o iPhone à prova. Ele caiu no asfalto de uma altura de 1 metro num das ladeiras de São Francisco e também resistiu a um banho de cachoeira em Foz de Iguaçu. Melhor aparelho realmente não há.

NewImage

Funcionando sem sequelas apesar das aventuras, o motivo da troca é a lentidão que o iOS 7 trouxe para o ultrapassado processador que está nas entranhas do iPhone 4. Pensei que a troca seria simples e fácil, mas não. Pra começar, a Apple resolveu fazer alguns modelos de iPhone por conta das diversas freqüências de LTE no mundo. Para minha tristeza o modelo dos EUA não tem a freqüência 4G (LTE) do Brasil, mas volto neste tópico mais à frente.

Para valer a pena, um iPhone comprado fora, teria que ter o 4G, certo? Não. O 4G do Brasil pode mudar em dois anos e adotar freqüência parecida com a que existe nos EUA. Se você quiser usar o 4G no Brasil, que tem cobertura inferior a do 3G, terá que comprar um iPhone nacional ou num país que tenha o aparelho compatível. Nas minhas pesquisas, os mais conhecidos são França e Itália, mas lá o preço do iPhone desbloqueado é quase a mesma coisa que aqui. Lembrando que por lá há a incidência de impostos na hora da compra, o que eleva o preço do aparelho colocando o quase no mesmo patamar do preço da Apple Store Online.

Comprar o iPhone norte americano, que não fala o nosso 4G, pode ser interessante apenas por conta do preço e no futuro, existe a possibilidade do nosso 4G falar 700MHz, mas só esperando pra ver.

Apple

Posto este cenário, fui a loja da Apple na internet, aqui no Brasil, para ver os preços. O iPhone 5c de 16 GB, mais barato da gama e ainda assim, muito acima do que eu gostaria de pagar, custa 2 mil reais, mas com um desconto que você consegue se comprar à vista e pelo telefone, pode sair por 1.799 reais. Salgado, mas não tanto quanto nas operadoras. 

Conversando com algumas pessoas, lembrei do plano de pontos da VIVO, minha operadora de telefonia. Quem sabe não ganho um desconto na compra de um aparelho novo? Notem que nem estou esperando um aparelho de graça. Fui no site da VIVO e vasculhei uma maneira de atendimento e achei o chat, mas o que eu queria mesmo era ir à loja. Antiquado, mas eficaz e mais rápido.

Fiquei 56 minutos esperando atendimento do chat, para na minha vez, receber uma mensagem de erro do sistema. Pelo menos apareceu aquele formulário de pesquisa de satisfação que foi devidamente preenchido com as notas mais baixas possíveis. Entrei novamente na fila para esperar mais uns 15 minutos para ser atendido da maneira mais imbecil possível. A atendente demorava entre 4 e 7 minutos para responder qualquer coisa e apenas conseguiu me informar a quantidade de pontos que eu tinha. Para saber que tipo de desconto eu teria na troca do meu aparelho, teria que ligar para um telefone. ok. Novo formulário de qualidade, devidamente preenchido com notas zero em todos os quesitos e lá vamos nós para a conversa com mais um ser humano, agora por voz.

Vale lembrar que a quantidade de pontos pode ser vista através do site em menos de 3 minutos. Coisa que eu fiz, antes de ir ao chat.

Liguei para o número e aguardei escutando música por 10 minutos. Assim que o atendente começou a me atender a ligação foi cortada. Nova ligação e mais 7 minutos aguardando atendimento. Assim que a nova atendente perguntou meu número de telefone a ligação cai e recebo uma ligação de um número estranho do norte do país. 

Atendo e a moça do outro lado da linha fica tão perdida quanto eu. Ela estava fazendo outro atendimento e perguntou se eu era a pessoa com quem ela estava falando, mas mesmo não sendo, e aí a minha surpresa, ela conseguiu ser elegante e educada para entender o que eu queria, me responder e fazer o atendimento da melhor maneira possível. Fiquei muito feliz com a atendente, mas as informações que ela me deu não foram boas. Na nova pesquisa de qualidade, exaltei boas notas para a atendente, mas zero para o resto.

Vivo

O que eu preciso é simples. Aproveitar os pontos adquiridos pelo sistema de fidelidade da VIVO para  comprar um iPhone 5c ou 5s. Lembra que eu falei que a Apple vende o aparelho desbloqueado por 1.799 reais? Então. A VIVO me oferece o mesmo aparelho, utilizando meus 25.000 pontos por 2.524 reais. Ou seja, eu pego os meus pontos, enrolo e coloco entre as minhas nádegas. Como minha orientação sexual é outra, isto realmente não me dá prazer.

Claro

Vou fazer portabilidade. Fui no site da Claro. Lá, terei que contratar um plano de 119 reais para ter o iPhone 5c de 16 GB por 1.749 reais. Legal, mas este plano irá me custar 32 reais à mais no plano mensal com coisas que não uso como DDD e roaming nacional.

Agora você entende o título do artigo, que mesmo sem ter que ler a história toda, você já concordava. Ser tratado como idiota é inadmissível e é assim que as operadora tratam seus cliente e potenciais assinantes.

Quanto a minha troca, vou de iPhone 5c do site da Apple e vou trocar meu plano na VIVO para um que custa 39 reais, metade do que pago hoje. Meu bolso agradece.

PS: Eu poderia comprar um Moto G ou Moto X, mas Android não está na minha lista de opções. 




Leia Também


Deixe um comentário

4 Comentários

  1. Claudio Cruz

     /  15/12/2013

    Berna, também estou na mesma e atualmente sou cliente Claro.
    Tomei a seguinte atitude, vou esperar Janeiro chegar pois em época de IPVA, IPTU, IPXX as vendas caem drasticamente e para vender precisam queimar o que sobrou do fim de ano. Outro detalhe é que duas operadoras americanas iniciam ainda este mês a comercialização de iphones na mesma banda de freqüência do Brasil e estas só vendem telefones sem planos. Vale a pena esperar!
    Abs

    Responder
    • Nossa! Nos EUA a mesma frequência que no Brasil? Agora estou surpreso. E você me lembrou bem o lance do IPVA. Acho que o novo iPhone subiu no telhado…

      Responder
      • Sim, Bernardo, já é possível encontrar iPhones 5C e 5S de mesmo modelos daqui em lojas Wallmart Wireless nos EUA pagando o full price por aparelhos já desbloqueados. O triste é saber que mal iniciaram as vendas e já está complicado achar esses aparelhos por lá.. Vou ter que esperar um pouco mais também.

        Agora em relação ao post, eu resumo tudo isso em algumas palavras: Pagamos caro por serviços porcos e com atendimento pior ainda! Eu já sofri muito com esse lance das operadoras, hoje optei por uma que me dê maior cobertura por conta das viagens a trabalho, mesmo que tenha que pagar um pouco mais por isso.

        Responder
  2. Diogo Werner

     /  15/12/2013

    Também passei um tempão tentando decidir o que fazer e acabei comprando desbloqueado na Americanas pq eles estavam com desconto para comprar a vista melhor que as operadoras. Aqui no Rio fui em loja da Claro, Tim e Vivo. O melhor custo benefício seria se migrasse para a Claro, mas como já era a minha operadora não ia conseguir esses valores. Como também já estava querendo sair da Claro, pq estou detestando a cobertura, depois que chegou o aparelho fui na Tim e na Vivo pra comprar um micro SIM pré-pago para testar, mas eles só vendem fazendo o plano. A Claro pelo menos vende o micro SIM pré-pago para quem quiser testar se vale a pena mesmo migrar. No final das contas continuei com a Claro e sem ter cobertura no metrô… Queria testar com as outras sem ter q fazer outro plano.

    Responder

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: