Ataque de DDoS a partir de celulares Android




Ataques de negação de serviço são coisas que você provavelmente jamais escutou numa conversa do cotidiano. A sopa de letrinha que iniciados em TI utilizam para este tipo de ataque é DDoS.

DDoS é um ataque distribuído que é feito utilizando uma série de computadores infectados que podem ser controlados remotamente. O ataque, por utilizar diversos computadores, é mais difícil de bloquear. Bloquear este tipo de ataque só é possível se a infra estrutura por onde passam os pacotes for inteligente e conseguir processo o conteúdo de todos os pacotes e seus destinatários. Isto pode ser tanto feito na ponta, onde o ataque ocorre, ou no meio do caminho, nos pontos de presença ou na rede de origem que seria dos provedores de serviço, ainda que neste caso o número de pacotes pode ser bem menor e mais dificil de detectar.

Neste mês alguns bancos aqui no Brasil foram alvo de ataques e seus serviços foram parcialmente afetados. Há dúvidas sobre o tipo de ataque, mas o mais provável mesmo é que tenha sido um do tipo que mencionei.

Com o aumento considerável de smartphones capazes de acessar a internet e também sua baixa maturidade em termos de segurança, hackers tem se esforçado para utilizar os milhões de aparelhos potenciais para um ataque sem proporções. Ainda não vi métodos de como um smartphone poderia se tornar zumbi para ataques DDoS, mas já existem ferramentas que permite ataques contra servidores que podem ser utilizadas. É questão de tempo até que um app seja alterado e tenha uma funcionalidade escondida que permite o controle remoto para disparar ataques.

Abaixo a tela de uma destas ferramentas de ataque.

NewImage




Leia Também


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: