Banda larga em aviões




Eu usei internet em avião uma única vez. Foi em 2011 e durante a semana da promoção do Twitter com a empresa GoGo Mobile que permitia acessar sem custo o site de microblogging durante vôos nos EUA. Tecnicamente não usei a internet, mas sim, consegui fazer uma publicação no twitter e ler outras publicações. Foi interessante.

NewImage

A principal reclamação de pessoas que usam este tipo de serviço regularmente é que o preço que se paga é incompatível com o serviço prestado. Coisa que os brasileiros estão acostumados com suas operadoras “terrestres”. Acontece que as empresas que oferecem este serviço de internet à bordo estão atentas a esta reclamação e durante o ano que vem novos satélites entrarão em órbita para oferecer mais “largura de banda” para os internautas de vôos diversos.

Incrivelmente serão necessários apenas 3 satélites para cobrir o globo com sinal da banda Ka para fornecer internet aos aviões em vôo sobre terra ou mar. Curioso é que os satélites são geo estacionários e ficarão sobre os oceanos pacifico, atlântico e índico. 

Hoje o serviço de internet utiliza a banda Ku, que oferece velocidades mais baixas. A nova constelação de satélites oferecerá até 49 Mbps de velocidade. Já vai dar pra ver vídeos do YouTube e dar boas gargalhadas… 🙂

Leia mais a respeito aqui.

Via Mobile Time.




Leia Também


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: