Barometro num smartphone?




myWPEdit Image

Lendo algumas noticias no final de semana me deparei com um artigo falando sobre um novo smartphone que chamou a atenção por ter um sensor pouco comum e que pouca gente consegue imaginar em colocar num smartphone. O Samsung Galaxy Nexus vem com um barômetro. Você sabe para o que serve um barômetro? Ele é um instrumento que mede a pressão atmosférica. Esta informação pode ser útil para duas coisas. A primeira é previsão do tempo. Normalmente a pressão muda pouco antes do tempo piorar ou melhorar. Já a segunda coisa é determinar altura. Quando mais alto você vai, menor a pressão por conta da menor camada de ar sobre você.

Legal saber o que o barômetro faz, mas qual a utilidade deste tipo de sensor num smartphone? O GPS já determina a altura que você está a previsão do tempo, vem pela internet. Certo? Bom, sim, mas com um barômetro no smartphone as duas coisas poderiam se tornar ainda melhores. Pra começar o GPS funciona de maneira simples, mas de implementação complicada. O GPS é todo baseado em formulas matemáticas e cálculos de triangulação entre os diversos satélites que orbitam o globo. Para ajudar a determinar de maneira mais ágil a sua posição os smartphones tem aGPS, que é um GPS assistido. Isto quer dizer que para determinar a posição do aparelho de maneira mais precisa e ágil, o smartphone se utiliza de outras formas de localização como por exemplo triangulação através de redes wifi ou torres de celular. O sensor de pressão atmosférica entra exatamente neste caso. Ele auxilia a determinar a altura de maneira mais ágil e assim você leva menos tempo para saber a posição.

Bacana, mas e a previsão do tempo? Bom, aí é viagem minha. E aliás, este é o motivo pelo qual eu digo que o smartphone deveria também vir com um sensor de temperatura ambiente. Com os dois, seria possível verificar condições do tempo de maneira mais precisa. Dado que todos os smartphones teriam estes dois sensores, poderiam coletar tudo e enviar para a tal de nuvem computacional que poderia utilizar estas informações e fazer analise e melhores condições atuais de tempo nas diversas localidades onde os aparelhos estão.

Eu sei que o telefone pode estar dentro do bolso e fazer uma leitura mais quente que o ambiente, ou o contrário, aparelhos em locais onde o ambiente é climatizado, mas dado o volume enorme de dispositivos que poderiam informar os dados, na média estes valores seriam descartados. Não seria fenomenal?

Veja mais sobre o caso aqui.

Via Ubergizmo.




Leia Também


Deixe um comentário

9 Comentários

  1. Aleixo

     /  18/03/2015

    O amigo saberia informar os modelos de smartphone que possuem sensor barométrico?

    Responder
  2. Ademir

     /  25/05/2015

    Moto x 1 também tem.

    Responder
  3. Alexandre

     /  03/01/2016

    Nexus 4

    Responder
  4. Alex

     /  30/04/2016

    A maior utilidade não tem a ver com a previsão do tempo e sim com a prática de esportes como asa delta, parapente, balonismo e tantos outros que, utilizando APPs específicos encontrados em grande variedade se tornam espetaculares.

    Responder
  5. moto x 2 também tem !!
    Barometro, acelorometro, Bussula, giroscópio e medidor de temperatura.
    fonte:
    http://comparador.tecmundo.com.br/moto-x-2-geracao/

    Responder
  6. Francisco Simonassi

     /  09/05/2017

    O lg nexus 5 também tem completismo

    Responder
  7. http://www.gsmarena.com/results.php3?chkBarometer=selected

    Podes verificar todos os celular que possuem barômetro.

    Responder

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: