BlackBerry vs. iPhone




Semana passada eu acabei caindo de paraquedas numa página que me ajudaria de maneira graciosa a defender a escolha de uma plataforma de smartphones. Eu queria achar esta informação, mas acabei não focando minha pesquisa em achar estes números. Estou falando da analise que o Gartner faz sobre o mercado de Smartphones. Resumidamente os “números” relevantes do Gartner são:

  • Nokia perde mercado assim como a Cedae perde água, mas continua líder
  • RIM (fabricante dos BlackBerries) cresce e se mantém em segundo lugar
  • Apple cresce como replicators (vide StarGate SG1) e fica em terceiro

Você deve ter reparado que não tem número no ranking. É que eu traduzi os números e este é o ranking de fabricantes de smartphones e não de plataformas. Se for analisar plataformas móveis, fica assim:

  • Symbian
  • RIM
  • Windows Mobile
  • OS X
  • Linux
  • Palm OS

E as duas informações importantes deste ranking são que a Symbian tem uma vantagem bizarramente grande e o Palm OS perde de lavada. Windows Mobile e OS X ficam quase empatados.

Bom, depois de tanto ranking, volta a vaca fria. Tem muita gente que acha que o iPhone veio para ser líder e acabar com os concorrentes como a Apple fez com o iPod. A coisa não é bem assim. A Apple criou o mercado de PMP (Portable Media Players) e nenhum concorrente conseguiu desafiar com produtos realmente inovadores. Talvez a Microsoft com o novo Zune HD consiga fazer algo, mas cá entre nós, é questão de tempo até o mercado começar a recusar dispositivos especializados em tocar música e vídeo. Este trabalho vai ser sem dúvida do celular, digo, smartphone, afinal, celular passou a ser função do computador móvel que é o smartphone.

iPhone foi líder de vendas durante muito tempo e também é campeão de acesso a internet entre os dispositivos móveis, mas a coisa pode mudar. Lendo um artigo da Reuters notei que a RIM passou a Apple com o BlackBerry Curve. Ele foi líder de vendas no primeiro trimestre deste ano nos EUA. Lá A RIM é líder no segmento de smartphones corporativos. Aliás, inegável esta liderança. Se eu fosse um executivo de TI, certamente recomendaria um blackberry para ser usado pelos meus companheiros engravatados. Segurança de dados é tudo hoje em dia e o iPhone não chegou neste pé ainda.

A lista dos bestsellers nos EUA tem ainda iPhone em segundo, BlackBerry Storm em terceiro, BlackBerry Pearl em quarto e G1 em quinto. Nos dois trimestres anteriores (ou seja, no segundo semestre de 2008) iPhone foi líder com Curve em segundo e Palm Centro em terceiro. A chegada do Curve ao topo da lista neste trimestre realmente tem a ver com as promoções que as operadoras por lá fizeram. O iPhone está disponível somente em uma operadora, já o Curve está em 4! Sem falar que uma operadora fez uma promoção do tipo, compre um e receba mais um. O Curve segundo o artigo da Reuters também é mais barato…

Porém tudo pode mudar. A Apple está com um novo iPhone no forno e o Palm Pre, que parece ser muito bom também chegará ao mercado neste trimestre. Aposto que em Junho estes números mudarão e o iPhone pode voltar ao topo da lista de mais vendidos nos EUA.

O que você preferiria usar no seu trabalho? iPhone ou BlackBerry?




Próximo Artigo

Leia Também


Deixe um comentário

3 Comentários

  1. No trabalho, blackberry sem dúvida alguma! Porque ele tem mais recursos para visualizar e armazenar arquivos que o iphone. Pela facilidade pra usar a internet, aí eu já fico com o iphone… Mas até hoje não engoli o iphone não ter visualizador de arquivos pdf e não servir como leitor de ebooks. Parece que a apple vai lançar un concorrente para o kindle da amazon – isso explica a falta…

    Responder
    • realmente não tem igual para navegar na internet, o iPhone é campeão. O BlackBerry é realmente a ferramenta para usar no trabalho. Você usa algum dos dois no trabalho, Beta?

      Responder
  2. Luciano Almeida

     /  04/10/2009

    Nada substitui o BlackBerry, acho que em segurança de dados ele dá um baile no iphone, sem contar a facilidade de escrita e tempo de bateria…Abraço

    Responder

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: