Buscapé descobriu o GoogleBot




Ontem recebi uma mensagem do Programa de Afiliados do BuscaPé que reproduzo abaixo:

Prezado Afiliado,

Notamos que várias páginas do BuscaPé com seu site_origem do Programa de Afiliados estão sendo indexados por mecanismos de buscas. Esta é uma prática considerada irregular, pois gera Cliques Premiuns de forma incorreta, não passando pelo seu site cadastrado no Programa, além de prejudicar a indexação de páginas semelhantes do BuscaPé nos mecanismos de busca.

Comunicamos que cliques provenientes deste tipo de divulgação não mais serão contabilizados pelo sistema a partir de hoje.

Lembramos que a indexação de URLs próprias de seu site, que encaminhem para uma página que contenha o site_origem do BuscaPé, é considerada válida. O que não será mais permitido é a indexação de páginas do BuscaPé (link direto), com seu site_origem.

Caso você tenha interesse em ter uma parceria com BuscaPé que permita indexação em mecanismos de buscas você pode desenvolver um Shopping XML conosco. O conteúdo e o volume de tráfego do seu site serão analisados. Caso a parceria por XML seja interessante também para o BuscaPé, nós o encaminharemos para o setor responsável.

Att, Equipe BuscaPé e Bondfaro

É curioso como funciona o BuscaPé. A impressão que tenho é que a operação deles é mergulhada no caos completo onde os afiliados são meros recursos escravizados que recebem esmola por oferecer links para o seu sistema de comparação de preços.

Não posso deixar de explicar o por que do meu texto descontente com o BuscaPé. Antes de ser acusado de atacar sem razão o pessoal deste site de comparação de preços, saibam que eu nunca tive o que reclamar deles. Acredito, sim, que o sistema deles pode ser melhorado em muito e que eles fazem o melhor que podem, mas a falta de respeito com seus afiliados não tem paralelo.

Qualquer mudança no site de administração dos afiliados deveria ser comunicada com certa antecedencia para não causar problemas e desconfiança, mas isso parece não preocupar os gerentes do BuscaPé. As estatísticas de clique ficam fora do ar por alguns dias com um mero aviso no site informando do problema. O site muda do dia para a noite sem que seja avisado da indisponibilidade do sistema ou de possíveis erros nas estatísticas e por fim, a mensagem acima, que informa de maneira dúbia um problema unicamente do sistema deles.

O Google tem um robo que varre a internet e inevitavelmente indexa os links que são criados nos blogs e sites que são afiliados so BuscaPé. Enviar uma mensagem enviando de uma possível prática ilegal sobre a qual o blogueiro ou webmaster tem pouco controle é no mínimo ingênuo. Como podem eles não saber disto? Como podem eles acusar seus afiliados de fazerem isso? Ok, que eles não contabilizam mais os cliques gerados a partir de links em resultados de pesquisa de sites como Google, mas acusar os afiliados de fazerem isso é ruim.

Enfim, a partir de hoje incluirei o rel=”nofollow” aos links do buscapé e retirarei os links do feed de RSS. Quem fizer o mesmo estará se protegendo também. Se alguém notar algum problema aqui no meu blog, por favor me avise.

E se você aceita uma sugestão: Use o hotwords que nunca me deixou na mão, não me dá trabalho e não manda este tipo de mensagem te acusando de práticas ilegais por culpa unicamente deles.




Próximo Artigo

Leia Também


Deixe um comentário

11 Comentários

  1. Bauer.

    Manda teu primo ir lá fazer eles confessarem que o problema é deles, e não dos afiliados.

    Falando sério, ontem também escrevi sobre esse desrespeito. Algumas pessoas deixaram comentário lá, se quiser fique à vontade para deixar seus dois centavos também.

    Aproveitando o ensejo, como é esse esquema do Jacotei, que tem um banner logo aqui abaixo?

    Valeu!

    Responder
  2. Também achei o fim essa história… eles dizem que não vão pagar os cliques gerados a partir das páginas de busca, mas não dizem nada se vão continuar se aproveitando deles… primeiro que, quando recebi o email não entendi nada. Depois de matutar um pouco é que me toquei: os links feitos para buscas na palavra “peixe”, por exemplo, geram uma referência para o googlebot e, quando alguém busca por peixe acaba caindo justamente na página apontada a partir do seu site… e eu lá tenho algo a ver com isso… a partir de agora “nofollow”… difícil vai ser colocar a tag nos posts anteriores.

    Abraços!

    Responder
  3. para minha sorte a maioria dos links para o buscapé são feitos através de um plugin, hoje alterei-o para não dar dor de cabeça. Os demais feitos através do alinks eu simplesmente não vou mexer.

    O resto é resto e represente pouco se comparar com o bolo total dos links gerados pelo plugin.

    Bola pra frente e vamos ver no que dá.

    Responder
  4. Janio, o Jacotei nem é bacana. Mantive o ai para ver como vai, mas não vai a lugar algum. 🙁 até o fim do mês ele vai pro saco.

    Responder
  5. Sem dúvida, eles têm o apocalipse como sistema de gerenciamento, veja o meu caso http://fabioluciano.wordpress.com/2007/03/24/negligencia-e-uma-coisa-falta-de-respeito-e-outra-buscape/

    Responder
  6. É complicado. Apesar de serem 17 reais eles devem ter mais uma centena de afiliados na mesma situação que você. A única coisa que dá para fazer é trazer o caso a público e esperar que a situação se resolva.

    Responder
  7. Buscapé e Googlebot ainda não foram devidamente apresentados.
    As ferramentas para os afiliados também estão ultrapassadas… a confusão na alteração do sistema já dura uns 4 meses.

    Responder
  8. Po o buscapé deve estar passando por problemas financeiros por isso que estão fazendo essa jogada para de alguma forma
    travar a quantidade de clicks recebidos em suas páginas provenientes do googlebots indexadas no google dos blogs existentes na net…. Agora o que eles precisam é assumir isso ao invés de colocar a culpa nos blogueiros.

    Por isso é que eu vou para o jacotei e meu site xereta.net não tem nenhum link do buscapé indexado…
    http://www.xereta.net || Xeretando a Internet para você!

    Responder
  1. Plugbr - » BuscaPé: Afiliado, você é um fora da lei
  2. Buscapé ficou mal na foto
  3. Papo Rápido #2: BuscaPé, gripe e só » PauloSchilling.net - Weblog e Informação

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: