Câmbio de 6 marchas? ultrapassado… Câmbio de 9 marchas? UAU!!!




NewImage

Aqui no Brasil estamos atrasados em relação aos câmbios automáticos. Os automatizados estão querendo tomar o seu lugar ao sol e por conta de seu custo mais alto, as versões de 4 marchas acabam se destacando entre os mais populares. Os carros importados e claro, mais caros, acabam trazendo câmbios automáticos mais caros.

Os carros coreanos estão promovendo a troca deste quadro. Carros mais acessíveis, estão vindo com câmbio automático de 6 velocidades. A Honda também oferece câmbios mais eficientes do que a concorrência com caixas de 5 velocidades.

Mas é no Japão é que ocorre a novidade. Ao invés do câmbio CVT virar norma, um câmbio de 9 velocidades desenvolvido pela ZF virá em alguns modelos da Honda. A Chrysler, nos EUA, também está na lista de potenciais montadoras que utilizarão em alguns de seus carros.

NewImage

A ZF, que é alemã, indica que a economia de consumo de combustível pode ficar entre 10 e 16%. A novidade, porém, só a partir de 2014. Isto pode dar uma sobrevida aos carros movidos a combustível sólido e dificultar a adoção de carros movidos a energia elétrica. Tudo tem seu lado bom e ruim.

A ZF tem outro câmbio de 8 velocidades que já é utilizado por marcas como BMW, Audi, Bentley e Rolls Royce. Aqui no Brasil, a AMAROK da VW já tem este câmbio de 8 marchas. Quer saber mais sobre a caixa de 9 marchas? Veja aqui.

Abaixo o vídeo mostrando a caixa de 8 velocidades e a introdução de engrenagens planetárias.

Via CarMagazine.




Próximo Artigo

Leia Também


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: