Vendo alguns anúncios da GM na TV fiquei curioso para saber mais sobre o Easytronic. O que me chamou a atenção foi o fato dos anúncios não falarem que o câmbio é automático. Como pode ser? Eles dizem que o câmbio automatizado. Seja lá o que isto quer dizer.
Como eu quero saber o que isto quer dizer, me mandei para o site da GM para vasculhar sobre o Meriva, carro que carrega este câmbio enigmático. Lá eu descobri a resposta para a pergunta “O que é Easytronic?”
Trata-se de uma Transmissão Manual Automatizado onde o sistema permite que o motorista dirija seu veículo confortavelmente, pois elimina o pedal de embreagem e permite a escolha de dois modos de condução: sequencial e automatizado.
No modo sequencial o motorista pode utilizar a alavanca para a troca das marchas manualmente. Já no modo automatizado, um “cérebro” atua na embreagem e graças a sensores de velocidade e rotação do motor, escolhe o melhor momento para a troca das marchas.
Interessante, não? Eu continuo não entendendo por que não é um câmbio automático, por que o carro não tem embreagem e no modo “automatizado” faz as trocas de marcha. Além do modo automatizado, o carro, opa, foi mal, o câmbio tem o modo sequêncial, que apesar de ter este nome vem caracterizado pela letra “M” de manual. Modo sequêncial quer dizer que acionando o “+” do câmbio você aumenta as marchas e acionando o “-” faz o oposto.
O carro ainda tem a marcha “R” que é a Ré. Nem sei por que falei, isto, afinal, um carro sem marcha à ré não seria algo que aconteceria nos tempos de hoje. O câmbio ainda vem com um botão, gigante, diga-se de passagem, com a letra “S”. Deve ser modo de modo Esportivo. O S deve ser de Sport. 😀
hum… e agora? Câmbio Automático ou Câmbio Automatizado? O que será que eu quero?
Deixe um comentário