Durante minhas últimas férias percebi como o recurso de GPS é útil. Levei meu iPhone 4 e uma câmera da Sony cujo modelo é… ahm… W5 pode ser? É uma camera normal de 7 MP. Nada de coisa espetacular. Então deve ser W7, né? Ganhei ela num sorteio de fim de ano. Aliás, ela veio em boa hora, já que a P92 da Sony que era a câmera que eu comprei em 2004 já não estava mais funcionando bem.
Com os dois equipamentos fui tirando fotos e claro que as fotos do iPhone já vem com as geotags do GPS do iPhone embutidas e as fotos da W7 não. Depois de importar as fotos para o iPhoto tive que manualmente colocar as tags de geolocalização em toda elas. Ainda bem que eu fiz um filtro pelo nome do arquivo de cada uma das câmeras e assim não apaguei as informações que o iPhone já coloca.
Se a câmera tivesse GPS interno, não teria este problema. Mas, além do meu TOC por organização digital, este recurso é prático e necessário numa câmera digital? Eu acho que sim, mas apenas se você utiliza algum programa para organizar suas fotos como o iPhoto.
Numa pesquisa rápida que eu fiz achei uma câmera da Sony bem legal que tem o recurso. A DSC-HX9V tem GPS, zoom ótico de 16x e ainda 16.2 MP, tudo isto por menos de 400 dólares. Tá bão? Se você ficou curioso para saber mais a respeito da câmera, clica aqui para ver as características técnicas que o DP Review tem em seu site, pena que não tem avaliação da câmera em si.
Para adiantar, aqui tem algumas características interessantes:
- 16.2 MP
- Estabilização ótico de imagem
- Não tem RAW
- Grava vídeos com som estéreo em FullHD
- USB 2.0 e saída de vídeo HDMI
- Sem Wireless
- GPS
- Sensor para detectar fotos em deitas e em pé
- Slot para cartão de memória SD e Memory Stick
Deixe um comentário