CarPlay: disponível para todos os Apps, parceria com Blackberry e vídeo!!!




Eu apenas suspeitava, contudo, após alguns vídeos e leitura de alguns sites confirmei. A Apple não fez nada nos apps para que eles aparecessem através do CarPlay no console dos carros do salão de Genebra. Isto quer dizer que para um app ser compatível com CarPlay, só depende do desenvolvedor implementar o suporte e lançar nova versão.

Carplay connected

Isto é ótimo, pois temos uma API documentada que pode ser utilizada por todo mundo. É apenas uma questão de tempo até apps de GPS como TomTom ou Waze sejam compatíveis com o CarPlay e assim tornar o carro uma máquina perfeitamente casada com o iPhone. Imagina poder receber mensagens do WhatsApp no carro? Elas podem ser lidas pra você pela Siri, que também pode enviar usando reconhecimento de voz. Imagina receber e fazer ligações de FaceTime ou Skype diretamente do carro? Agora temos que ter uma câmera dentro do carro. Totalmente necessário!!!! 😉 #Empolgado

Inicialmente o CarPlay está limitado ao uso através do cabo lightning, mas suporte wireless está em desenvolvimento e sendo testado. Achei também que a Siri fosse o único método de interação com o iPhone, mas não. Siri é apenas um dos métodos. Existe um botão dedicado para acionar a Siri no volante, mas através da tela sensível ao toque do carro você pode fazer alguns dos comandos, mas provavelmente não pode digitar uma mensagem de SMS para enviar.

Carplay gps

Assistindo o vídeo do Engadget tive a impressão de que as respostas do CarPlay são um pouco lentas aos comandos, mas pode ser o sistema da Ferrari que não é lá grandes coisas! 😉 Outra coisa que me chamou a atenção é que existem dois sistemas disponíveis. Um que é do próprio carro e outro através do CarPlay. Pode ser confuso. Imagina apertar o botão do GPS e ao invés de acionar o do CarPlay, que é o que você queria, acaba acionando o do carro? Confuso. Tem o rádio do carro e depois dentro do CarPlay você tem uma lista infindável de opções de música e rádio, inclusive o iTunes Radio! Qual deveria ser acionado? Seria mais prático se só existisse o CarPlay.

Mais uma informação confirmada é a parceria da Apple com a Blackberry para o desenvolvimento do CarPlay. O que faz todo sentido, já que a QNX da Blackberry é responsável pelo sistema de entretenimento de muitos carros pelo mundo. Sem o ajuste deste sistema para suportar o CarPlay seria impossível.

Abaixo você pode ver o vídeo que a Mercedes liberou para a mídia, mostrando o funcionamento do CarPlay dentro do Classe C. É alucinante, tem a mesma ação em vários ângulos! #ironia




Leia Também


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: