Carregando o carro elétrico sem usar fios




Loucura, certo? Resolvi tomar um pouco de ácido, como Steve Jobs fez nos loucos anos 70, e escrever no blog. Sujeito louco! Todo mundo sabe que tem que ter alguma coisa CONECTADA à tomada para carregar alguma coisa. Bom, era assim, ou melhor, continua sendo assim, mas em partes.

Em 2006 eu publiquei um artigo falando que existia um recarregador que era capaz de transferir a energia de sua base para o receptor adaptado a alguns celulares. Três anos depois, o PalmPre veio ao mundo utilizando este sistema para recarregar. Nada de ter que espetar alguma coisa no PalmPre para que sua bateria fosse recarregada.

Agora, mais dois anos se passaram e chega a notícia de que algumas montadoras de carros estão estudando uma forma de recarregar as baterias de seus futuros carros elétricos sem que seja necessário pegar um longo fio e conecta-lo ao carro. Mercedes, Rolos-Royce, Toyota, Nissan e Volvo tem estudos e pesquisas voltados para este campo.

wireles-charging-vehicle

Como são apenas estudos e a venda de carros elétricos represento menos de 1% do volume total de carros vendidos no mundo, a tecnologia vai ter o tempo necessário para evoluir. Pensando em como este sistema funcionará, imagino que toda e qualquer vaga de estacionamento poderia ser uma base para recarregar o carro. Prático, pois não é necessário espetar ou desespetar nenhum cabo do carro antes de sair ou ao chegar, a vaga carregaria a bateria enquanto o carro estiver estacionado sobre ela. Indo mais além, imagino quão bacana seria ficar parado no sinal e a bateria receber uma carga, ou em vias que costumam ficar engarrafadas, locais onde a bateria também receberia carga.

Indo mais longe, se o sistema fosse barato, pra que bateria? Coloca o sistema em todas as vias possíveis e o carro receberia energia enquanto está em movimento. Que tal? Não? Foi demais? O efeito do ácido voltou, né? Ok…  Vou ali ver coisas policromáticas e escutar Ummagumma do Pink Floyd.

Veja mais aqui.




Leia Também


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: