Carro chinês é … um carro chinês!




Eu tenho um vizinho de baia, aliás, dois, que ficaram maravilhados com os carros chineses. Baratos e completos. Como todo o meu desprezo olhei para os dois e deixei claro que eles não poderiam estar falando sério. Uma coisa é comprar um carro da MG, que é uma empresa que nasceu inglesa, passou pela mão da BMW e agora está com os chineses. Outra coisa é uma empresa nascida chinesa.

Estou me referindo aos JAC e similares. Só um tolo, aliás, só quem compra coisas em camelô ou dá preferencia a produtos piratas pode considerar seriamente em comprar um carro chinês. Posso até admitir preconceito em relação aos JAC da vida, porém com a ajuda do João finalmente consegui a prova que queria.

“Nem tudo que é caro é bom, mas tudo que é barato é uma merda”. Esta última frase é o resumo do artigo que está na imagem abaixo que narra a avaliação de um JAC por uma revista especializada. Durante o teste, numa frenagem brusca o pedal do freio quebrou.

Claro que você pode dizer que isto é um ponto fora da curva e que defeitos já foram detectados em carros de fabricantes de renome, mas cá entre nós. Não dá para confiar num carro chinês. O grande problema é a ideologia por trás.

Se você comprar um carro chinês, ok, você certamente avaliou que o risco vale a pena e para o seu contexto ele faz sentido, mas ele certamente não está nem perto dos concorrentes. Os demais carros podem ser mais caros, mas eles certamente são melhores. Lembre-se, você está levando exatamente o que você está pagando.

Apesar do defeito, o JAC parece bem avaliado pela CESVI (Centro de Estudos Automotivos). O JAC ficou com 2.5 estrelas de um total de 5 e no teste de reparabilidade ficou com 13 numa escala que vai de 60 à 10, onde 10 é o melhor resultado possível.




Próximo Artigo

Leia Também


Deixe um comentário

1 Comentário

  1. Infelizmente eu não concordo com você neste artigo. Achei um pouco preconceituoso, visto que aparentemente este foi um problema isolado.
    Se você parar pra pensar, existem vários relatos de carros nacionais com problemas iguais ou no mesmo grau de perigo.
    Tem de se avaliar o feedback das pessoas que já compraram e estão utilizando o carro diariamente, essas sim nos darão idéia se vale ou não o investimento.
    Não vi sentido também em afirmar que os carros nacionais são melhores, já que tem muita montadora por ai: GM, WV, ford que entregam muita porcaria na mão do consumidor. Uma visita ao reclame aqui e você se surpreende com o descaso e as vezes até mesmo falhas em veículos nacionais.

    Se você comparar na faixa de preço, o Jac ou alguns outros chineses tem um custoxbeneficio excelente.

    Ele ainda não deixou de ser, pelo menos pra mim, uma opção.

    Responder

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: