Carro elétrico é econômico, mas é sustentável?




Eu tenho certeza absoluta que usei o termo “sustentável” da maneira errada. O que gostaria de dizer é na verdade que o carro elétrico é econômico para o seu bolso, mas será que ele é mais “ecológico” que um carro movido à etanol ou gasolina ou GNV ou diesel?

Na Europa e nos EUA a grande discussão é que a energia elétrica produzida para recarregar o carro não é “limpa”. São várias termelétricas, usinas nucleares e outras formas altamente poluentes. Aqui no Brasil a coisa é diferente. A grande maioria da energia vem de grande hidroelétricas que podem não poluir, mas tem alto impacto ambiental.

A grande discussão porém é mais perto do carro e não quanto a origem da energia que o coloca pra andar. As baterias não são muito diferentes dos gadgets que você tem no perto de você. Baterias tem uma série de materiais altamente tóxicos e são de difícil reciclagem.

Tesla foi a primeira empresa a fazer carros elétricos. Não faz muitos e faz carros bem caros, contudo, já pensa em reciclagem. O tempo de vida de uma bateria de notebook é em torno de 2 ou 3 anos. No caso das baterias dos carros da Tesla, a expectativa de vida é em torno de 7-10 anos, ou cerca de 160 mil quilômetros. E depois disto? O que faz com a bateria? Joga fora como você faz com a bateria do seu notebook? Bom, o correto, seria a empresa que a produziu, recebê-la devolta e reciclá-la. É exatamente isto que a Tesla está fazendo.

Existe uma planta na Bélgica que é responsável por receber baterias de seus carros e reciclar seus materiais para outros fins que não necessariamente novas baterias.

Outra empresa que pensa nisto é a Nissan/Renault. Ela não vende a bateria com o carro, mas sim a “aluga” para você. Então você não é responsável pelo descarte da bateria de seu Nissan Leaf e quando ela perder performance ou seu tempo de vida chegar ao fim, basta solicitar a troca. Isto faz até mesmo com que o carro fique mais barato, contudo, o preço praticado para o aluguel da bateria fica quase no zero-a-zero com o custo de manter um carro com combustível fóssil ou renovável.

Via Gizmag.




Artigo Anterior

Leia Também


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: