Carro velho dá lucro




No ano passado entrei em frenesi para aproveitar a onda do IPI reduzido e trocar de vez de carro. Durante o longo período que eu pesquisei a melhor opção encontrei diversas fontes de informação sobre carros legais. Em breve irei compartilhar os meus links favoritos. Num deles eu li uma história sobre algo realmente inusitado.

A VW alemã está com um projeto para incorporar a tecnologia ABS num carro projetado há 60 anos. Isto mesmo. O nome do projeto é 1 ou Transporter One e sim, estamos falando da Kombi.

Semana passada foi o aniversário da Kombi, Dia 8 de março ela fez 60 anos e por conta da legislação brasileira ela terá que ter ABS de série para continuar sendo vendida em território nacional a partir de 2014. Logo depois do ABS será necessário ainda incluir um sistema de AIRBAG.

O que me chama a atenção é que no Brasil e em alguns outros países do mundo várias empresas exploram projetos antigos ao extremo até esgotar de vez a fonte de lucro inesgotável. Por aqui temos diversos exemplos. Uno, Palio Geração 3, Golf, Kombi, Corsa e Picasso que são os que consegui lembrar. O investimento já foi feito, todo o custo de desenvolvimento já foi há muito tempo pago e o lucro agora é simples conta de preço praticado no mercado e o custo de produção.

Talvez mais impressionante que a Kombi receber ABS e AirBag, é saber que a kombi vende mais do que muito carro. São mais de duas mil unidades vendidas por mês sem que seja feita qualquer anuncio ou promoção especial.




Leia Também


Deixe um comentário

1 Comentário

  1. Murilo

     /  12/03/2010

    Pior que isso são as motos Berna! Sabia que em países Africanos a XL 125 (sim, aquela cross velhinha da Honda que nem sei quando deixou de ser fabricada aqui…) ainda é vendida hoje, sendo fabricada do mesmo jeito, com freio dianteiro tambor e tudo, pela bagatela de U$4.000,00? Exatamente, quatro mil DÓLARES por uma moto de tecnologia ultra-ultrapassada! E assim vai…

    Responder

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: