Classmate PC: rival ao OLPC




Parece que negroponte vai enfrentar concorrência. É o Classmate PC que terá como processador um Celeron M e 256MB de memória. O disco será de memória flash com 1 ou 2 GB. 1GB para linux e 2GB para Windows. Estes dois serão montados aqui no Brasil por duas empresas: Positivo e CCE. Preço? 400 dolares. Você vai poder comprar? Não. Só instituições de ensino poderão comprar. Veja mais na IDGNow!. Acho que este Classmate PC é uma proposta melhor do que o verdinho de Negroponte.




Leia Também


Deixe um comentário

7 Comentários

  1. Em hardware ele é muito melhor que o OLPC, se eu não me engano ele tem um processador de 900Mhz, enquanto o OLPC tem um de 500.

    E a tela do classmate parece bem menor (apesar da resolução ser maior)

    Mas o classmate custa mais que o dobro… (o OLPC está em torno de U$$140)

    Eu prefiro o OLPC, acho ele mais adequado para o publico escolar, ele foi pensado como uma ferramenta de ensino, não como um mini-laptop.
    Alguns detalhes, como carregar a bateria com força manual, a tela que funciona em dois modos (640×480 ccolorido ou 1200×900 monocromático) pra economizar energia, toda essa “besteira” que é o que faz diferença no fim..

    Responder
  2. sei não. Acho o Classmate mais prático.

    Responder
  3. Eu falo um pouco sobre estes ‘laptops populares’, aqui:

    http://ubne.blogspot.com/2006/12/laptops-populares.html

    Abraços,

    Responder
  4. O Classmate é mais aproveitavél quando se pensa no uso da tecnologia não só no ambiente educacional. O aluno pode ir além de um usuário “comum”, isso após a fase infantil…

    Responder
  5. O erro básico é considerar que se trata de uma questão de TI para a educação! Mas é justamente o contrário!

    O OLPC é um *Projeto Pedagógico* detarminando um Hardware! O Classmate PC e os outros são Hardwares que sequer têm um projeto pedagógico determinando as caracteríticas do hardware!

    Se considerarmos o todo (Projeto Pedagógico, proposta de treinamento e dispositivo) o OLPC é incomensuravelmente melhor!

    Na grande imprensa e na blogosfera é premissa elementar é as vezes negligenciada… se compara os dois como se fosse uma escolha entre hardware apenas!

    Uma prova cabal disso é ampla documentação pedagógica sobre o OLPC e apenas vaporware pedagógico sobre o ClassMate PC 🙂

    []’s

    Responder
  6. Realmente. É inegável que o plano do OLPC usa o hardware apenas como uma ferramenta para algo maior. O Classmate se propõe apenas a ser um hardware. E neste quesito, acredito mais no hardware do classmate do que no OLPC.

    Responder
  7. Como hardware, os 2 são uma carroça :mrgreen:
    Já existem PDAs mais potentes que isso pelo mesmo preço, imaginem se fossem isentos de impostos.

    Responder

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: