Como configurar o MAMP e o sendmail no Mac para enviar mensagens de email




Hoje em dia é muito fácil ter um ambiente de desenvolvimento onde você pode simular como seu sistema vai funcionar no mundo real. O mundo real provavelmente será um servidor virtual (compartilhado ou exclusivo) num provedor como dreamhost ou Amazon (AWS), mas antes de chegar lá, onde o simples fato de você ter algo “ligado” já custa um cascalho, é bom testar onde você não paga nada e este mundo é o adorável lar 127.0.0.1 ou localhost.

No meu caso, o lar é um Mac OS X e meu ambiente é provido pelo MAMP, mas na sua versão grátis, enviar email requer algum esforço. O esforço nem é nada de outro mundo. Depois de teclar algumas vezes na página do Google, você é agraciado com alguns links dos quais um me chamou a atenção. 

NewImage

O link é antigo. É de 2012, mas fazendo alguns ajustes nas instruções, a coisa funciona, como primeiro passo apenas. Você pode ver as instruções aqui. Resumidamente você precisa editar o arquivo de configuração do PHP para que ele “veja” a solução de envio de email. Note que para Windows a configuração pode ser diferente. Estou compartilhando apenas o meu caso, onde uso um OS X para desenvolver.

Uma vez o PHP configurado, você precisa configurar o sendmail. Este é o segundo passo. Outra teclada no Google e mais um link maroto. Veja aqui o passo a passo. Neste link não tem muito o que complementar. A única dica possível é que se você ativou o duplo fator de autenticação no seu Gmail, você não poderá usá-lo como SMTP para o seu MAMP. Use por exemplo o Hotmail ou o Yahoo, desde que eles não tenham o segundo fator de autenticação.




Leia Também


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: