Como configurar sua rede wireless da Apple




Semana passada eu publiquei o meu drama para colocar o AirPort Express para funcionar na minha rede wireless cujo coração é meu TimeCapsule. A minha constatação de que a Apple não faz equipamentos à prova de tapados foi triste e nos comentários parece que outros die-hard-apple-fanboys também já conheciam os problemas do suporte da Apple e também do AirPort Express. Tudo seria pior se não houve nenhuma ajuda de como configurar a rede wireless da Apple.

Vendo que o drama não é apenas meu, resolvi vasculhar tutoriais na internet que ajudassem a configurar a rede que eu penei para colocar no ar e que o Guilherme ainda não conseguiu. Achei alguns, mas matador mesmo é o PDF da Apple que eu encontrei e cobra de maneira extensa tudo que diz respeito aos dispositivos wireless da Apple. Aliás um bom lugar para encontrar ajuda para os roteadores wireless da Apple é no próprio site do lavrador do pomar.

Além do PDF oficial da Apple, existem outros tutoriais. Um bem completo, apesar de estar com problemas nas imagens que ilustram, é o artigo do blog I Bought a Mac (IBAM). Um artigo relacionado ao tema, mostra como compartilhar o acesso a internet usando um Mac. E neste caso o Mac precisa ficar ligado. Encontrei ainda um artigo que ajuda a resolver problemas com os roteadores wireless da Apple.

Nos comentários do artigo sobre a expansão da minha rede wireless através do AirPort Express respondi a pergunta do Guilherme sobre a utilidade da porta ethernet do AE. Dá para usar o AE como “adaptador wireless” para computadores sem este hardware. A própria Apple lista isto no FAQ do AE. A pegadinha é que só se ele for configurado para expandir sua rede wireless através de WDS.




Leia Também


Deixe um comentário

5 Comentários

  1. Caraca! eu já passei por essa tortura 2 vezes! É uma tortura!!! Eu consegui configurando o airport pelo PC. Nas 2 vezes.

    Responder
    • O que mais me incomoda no AirportExpress é quando preciso alterar uma configuração no TC e o AE se perde durante um tempo. É realmente preciso ter muita fé e acreditar que ele vai conseguir voltar sozinho para a rede jedi e não se tornar um dark sith lord.

      Responder
  2. Otacilio

     /  12/05/2011

    Caro, estou com problema sério no meu Mac Book Air que comprei há 3 semanasa atras. Tenho dois roteadores (TP-Link e D-Link)…o Mac “enxerga” os dois mas não consegue conectar…até já pedi ajuda ao Apple Care mas não souberam me ajudar. Vc pode me ajudar? Muito grato.

    Responder
    • Existem vários motivos possível para o seu problema. Os APs podem estar com MAC filter ativado, o range de IPs pode estar esgotado… É muito difícil ajudar sem ter acesso aos equipamentos. Você pode talvez levar os APs para uma loja representante da Apple e eles te ajudam a configurar.

      Responder
  3. Lucas Fernandes

     /  27/01/2013

    Em resposta ao Otacilio esse problema ocorre pois a configuração de proteção de senha do router não pode ser wpsk e sim AES.

    Responder

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: