Como controlar um Mac a partir de um PC com Windows




Se você pretende acessar um computador com Windows remotamente a partir de um Mac a coisa é simples. A Microsoft fornece o cliente gratuitamente. É o cliente de Terminal Service (TS) que no windows também é utilizado e no Mac ele se chama Remote Desktop Connection Client for Mac. Ele funciona muito bem e eu o utilizo sem problema algum.

Contudo se você quiser fazer o contrário a coisa muda de figura. No mundo Windows costumo escutar que não é seguro utilizar software de VNC para acesso remoto por questões de segurança. É mais seguro (é mesmo?) utilizar o TS, mas no Mac você tem apenas a opção de utilizar o VNC ou o Apple Remote Desktop (ARD). Ao contrário da estratégia da Microsoft, o cliente de ARD não existe para outra plataforma que não Mac OS. Porém fazendo pesquisas encontrei algumas informações interessantes.

O ARD permite conexões de VNC, por isto, quase qualquer cliente de VNC no Windows poderá ser utilizado para controlar um computador rodando OS X com o ARD ativado. Antes de começar a ficar animado, recomendo uma leitura do verbete da Wikipedia para ver portas a serem liberadas no Firewall e configuradas nos seus roteadores e ver um pouco mais da história. Lá você vai ver que o ARD 3 utiliza criptografia AES 128bit, identico ao SSH para, porém em versões anteriores apenas senhas e eventos de mouse e teclado era encriptados. Em comparação entre os programas de acesso remoto pode ser encontrado aqui.

A única coisa que eu não entendi é que a versão atual (3) tem um peludo preço estampado em sua página de apresentação, porém a versão 2.1 é de livre download. Não sei se é pedido alguma chave na instalação, pois o software é 2004 e não deve ser binário universal e por isto não quis instalar para descobrir.

Então para controlar o seu Mac remotamente a partir de uma máquina com Windows, seja lá qual versão, basta ativar o ARD no seu Mac e utilizar um software de VNC. No Mac OS X Hints, também vi que a recomendação de um cliente VNC para Windows que se comporta bem com o ARD é o TightVNC, já se você for fazer acesso remoto de um outro Mac, a opção de VNC é o Chicken of the VNC.




Artigo Anterior

Leia Também


Deixe um comentário

1 Comentário

  1. eduardo

     /  02/03/2010

    “Se você pretende acessar um computador com Windows remotamente a partir de um Mac a coisa é simples. A Microsoft fornece o cliente gratuitamente. É o cliente de Terminal Service (TS) que no windows também é utilizado e no Mac ele se chama Remote Desktop Connection Client for Mac. Ele funciona muito bem e eu o utilizo sem problema algum.”

    Ola, estou tentando conectar um pc apartir do meu mac, baixei o programa q vc mencionou mas nao consigo achar o pc, vc poderia fazer um passo a passo ?

    Responder

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: