Como criar barulho de chuva?




Sonoplastia sempre foi uma coisa que me chamou muito a atenção. Talvez na época do rádio, sonoplastas tinham muito mais importância do que hoje e seu trabalho também era muito mais reconhecido, mas hoje seu trabalho é bem mais complexo e tem fundações sólidas em tecnologia e também técnicas de produzir e reproduzir sons usando os mais variados materiais.

Abaixo está uma instalação de arte formada por 2 mil pedaços de papelão, fios e pequenos motores de corrente contínua (estes porém era apenas 200). O resultado é a nítida impressão de que a chuva está caindo.

A instalação tem 15 x 9 x 4,5 metros de diametro e foi feita para o Museu de Arte Contemporânea de Bucharest na Romênia.

Esta porém não é a única instalação deste tipo. No Canadá foi feita a instalação, também sonora, utilizando 105 motores, bolas e caixas. O resultado é um som mais grave que o acima, mas parece chuva também.

Para ver mais obras e instalações do mesmo artista, recomendo ver o canal dele no YouTube. Seu site também é cheio de informações que te podem ser úteis na pesquisa sobre suas obras sonoras. Seu nome é Zimoun.




Leia Também


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: